Bom dia, turma. Em tempos de pandemia, o tabuleiro político de soteropolis segue a todo vapor! E nós por aqui só filmando… Tudo nosso, nada deles! Vacilou, dançou. Na espinha mole e “largano o doce”!
Secretariado I
A dança das cadeiras atingiu a espinha dorsal do Governo do Estado. Enquanto a secretária de Relações Institucionais, Cibele Carvalho, a “Dama de Ferro”, justificou sua descompatibilização para a disputa da prefeitura de Rafael Jambeiro, a outra baixa a saída do chefe da Casa Civil, Bruno Dauster, ficou para lá de mal explicada. Dauster, que foi um dos responsáveis pelas compras do tais respiradores fantasmas, alegou motivos pessoais numa carta encaminhada ao governador Rui Costa, na qual ele agradece a oportunidade e afirma “sempre ter lutado pela construção de uma sociedade mais igual e democrática”. Estranho…
Secretariado II
Já na esfera municipal o bafafá nas danças das cadeiras diz respeito à composição da chapa de Bruno Reis. Tanto Ana Paula Matos quanto Ivete Sacramento, que deixaram a Sempre e Reparação, respectivamente, são especuladas para o posto. É aguardar para ver…
Espinha mole
Falando ainda sobre a composição da chapa de Bruno Reis, os mais próximos dizem que Geraldinho anda inquieto com as especulações e manobras em torno do nome de Ana Paula Matos para uma possível vice. A conversa que rola é que o presidente da Câmara está literalmente na moita, na “espinha mole”. Geraldinho inclusive emplacou Alex Futuca no secretariado, mostrando força ao grupo de partidos que lidera.
Major
Depois que foi oficializada pré-candidata do PT à Prefeitura de Salvador, a major Denice Santiago, tem caprichado na condução das suas redes sociais. Antenadíssima, a moça tem comentado sobre tudo e todos, no afã de se apresentar ao eleitorado. Bola dentro!
Camaçari
Na cidade de Camaçari, como o de costume, a disputa em torno da sucessão municipal promete ser acirradíssima. A pergunta é: será que a caneta em 2021 terá tinta azul, de Elinaldo, ou tinta vermelha da oposição? O polpudo orçamento do município, na casa de 7 bilhões, é apontado como motivo do jogo sujo na política local. Uma pesquisa de intenções de voto, para lá de tendenciosa, de acordo com as más línguas, aponta o democrata com larga vantagem…
Amargosa
Enquanto a prefeitura, através da Secretaria de Comunicação, conta vantagem sobre supostas benfeitorias na agricultura familiar, representantes de associações ligadas à área são só criticas ao prefeito Júlio Pinheiro (PT). Entre as denúncias, tem uma até relacionada à supostas retaliações políticas. Babado!!!
Itajuípe
O covid 19 de fato alterou os planos pessoais do prefeito Marcone Amaral que recuou nas suas investidas de participação como membro do Comitê de organização da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, onde atuou como atleta. Os petrodólares do mundo árabe seriam, inclusive, um dos entraves de uma possível ida do ex-zagueiro e agora gestor para a reeleição. Com a pandemia se estendendo será que o moço vai trocar uma possibilidade real de reeleição para embarcar numa aventura das “mil e uma noites”? É aguardar para ver.
Traição
A saída do vereador Zé Trindade do Podemos ainda segue dando o que falar. Uma fonte ligada à coluna diz que o “babada” é mesmo sério e o vereador, inclusive, segue com relações cortadas com o presidente estadual da legenda, o deputado Bacelar. “No caso do Detran, quem fez a cabeça de Bacelar junto ao Governador foi Trindade. Além de caloteiro é fofoqueiro”, diz a fonte. Misericórdia!!!
Pegou ar
Ainda sobre Zé Trindade, dizem que o mesmo deu o maior piti e rogou pragas às sete pragas do do Egito após ler nossa última coluna. Take it easy, my baby!
Juazeiro
Em entrevista à tv Bahia, o prefeito de Juazeiro Paulo Bonfim foi acossado pela apresentadora Jessica Senra sobre o relaxamento das medidas restritivas do comércio juazeirense. O gestor mostrou jogo de cintura, aliás que lhe é peculiar desde os tempos de garçom nos badalados restaurantes da capital soteropolitana. O “pequeno grande” gestor Juazeirense está em alta …… Vamos ver se o sucesso se reflete nas urnas.
Mata de São João
O esperneio inicial de algumas lideranças com relação à possível quebra de compromisso do todo poderoso João Gualberto parece ser assunto superado. Nada como uma boa conversa de pé de ouvido. Gualberto segue como franco favorito para retornar a cadeira de prefeito, embora seja pública e notória sua intenção de se tornar governador da Bahia. Os mais próximos entendem que a candidatura de Doria à presidência, lhe daria reais condições de postular à vaga. Mas primeiro ele tem de combinar com ACM Neto, que é tido como primeiro da fila. Quem viver, verá.
Lauro City
E a toda poderosa de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, está carecendo de um bom banho de folhas. Depois da polêmica em torno do uso do Hotel Malibu, onde acabou sendo chamada de “prepotente e irresponsável” pelo vereador de Salvador e correligionário, Luiz Carlos Suíca, a moça viu seu nome envolto em um novo “quiprocó”. Um site local acusou a gestora de mau uso de uma verba que, segundo ela ainda nem foi enviada ao município. Pé-de-pato mangalô três vezes.