“Largano o doce”: a política baiana sem papas na língua e em bom baianês – 10/01/2020

Olá turma! O tabuleiro político de soteropolis segue a todo vapor! E nós por aqui só filmando… Tudo nosso, nada deles! Vacilou, dançou. Na espinha mole e “largano o doce”! Vamos começar 2020 arregaçando!

*Começou a temporada de mutirão de saúde, com cunho eleitoral nos bairros de Salvador. Políticos/médicos e seus pupilos têm feito a festa na distribuição de receitas, medicamentos e aquela selfie com o paciente/eleitor. Nos chamados bairros populares a coisa tem corrido frouxa.

*E a energia segue pesada no “lado vermelho da força”. Nada definido para as eleições de outubro. Caciques e militância não se entendem quanto à estratégia e ainda menos quanto ao nome do candidato para a sucessão municipal. Para piorar o governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner podem desfalcar o bloco esquerdista na tradicional Lavagem do Bonfim. Bruno agradece…

*Por falar em Bruno, a “festa de Reis” rolou com toda pompa na última segunda-feira (6), no Hotel Fiesta. Não faltaram políticos, lideranças e …. Pirus!!!! Era “glu glu” para todos os lados. Fora isso, o prefeito ACM Neto mais uma vez mostrou sua força reunindo toda a base no evento de anuncio do seu candidato. Tá com tudo o moço…

*Ainda sobre o evento da última segunda-feira… Uma ausência sentida foi a do secretário de Saúde Leo Prates. Há quem diga que tudo faz parte do “misancene” político, entretanto há aqueles que afirmem que o moço, que deve mesmo ingressar no PDT, levará sua candidatura à frente, a revelia de Neto. A conferir.

*Quem também marcou presença no Fiesta foi o ex-governador Paulo Souto. Entrou em um pé e saiu no outro. Entretanto, o pouco tempo que lá permaneceu foi o suficiente para mostrar todo o seu famoso mal humor. Foi de deixar qualquer um corado a patada do atual secretário municipal da Fazenda em Teobaldo Costa. Quanta descompostura…

*Ainda sobre a oficialização da pré-candidatura de Bruno Reis… Em seu discurso, o presidente da CMS Geraldo Junior mostrou sua conhecida eloquência ao microfone. O “Rolando Lero” da política baiana era só afagos e elogios. Em nada lembrava ao homem decidido a ser prefeito e que se dizia a melhor a última cereja do bolo. Quem te viu, quem te vê…

*Sem papas na língua, como é conhecido, Lucio Vieira Lima, parafraseou a nossa coluna e “largou o doce”: “Neto sugeriu o apoio para a reeleição na Câmara ou a vice”. É o chamando “sincericídio”.

*Temos visto partidos vendendo o que não podem entregar. Várias são as siglas que estão penduradas no TRE e não poderão participar das eleições de 2020, mesmo assim seus líderes estão alardeando aos quatro cantos que tem chapa cheia e que vão lançar candidato a prefeito. Aos postulantes à Câmara, todo cuidado é pouco na hora da escolha do partido….

*Na festa de aniversário do vereador petista Moises Rocha, comemorado no último dia 31, no Mercado Modelo, dizem que não faltou representantes do “lado azul da força”. As más línguas disseram que o vice-prefeito Bruno reis, que marcou presença, se sentiu literalmente em casa. Quanta maldade….

*A pré-campanha de Bruno Reis já está tomando conta das ruas de Salvador ….

*Está formado “Terno de Reis” da política baiana: Bruno, Fabya e Vilma…