“Largano o doce” – a política baiana sem papas na língua e em bom baianês – Especial Eleições – 16/10/2020

Olá turma! O tabuleiro político de soteropolis segue a todo vapor e a cidade já respira eleição. Todo mundo com seu bloco na rua e nós por aqui só filmando… Tudo nosso, nada deles! Vacilou, dançou. Na espinha mole e “largano o doce”! 

Kojak
Com as notícias que saíram hoje na mídia, relativas a Operação Marquetagem, tem muita gente colocando as barbas de molho, mesmo sendo Kojak – e não tendo cabelo nem barba, da “Elite”, “cerimonialista” ou não, vai dançar com o vinil da “radiola” tocando “disco de 78 rotações” em “45 rotações”. Afunilou para o marketing…Abre o olho, ô marqueteiro!


Peso I
A pergunta que não quer calar: a galera da periferia vai abraçar a candidata do governador Rui Costa? Todos os dias nos programas televisivos, de rádio e na imprensa escrita ou digital são relatados diversos conflitos existentes entre os cidadãos da periferia e o policiamento, principalmente o militar ostensivo. O que se anda falando no gueto é que quem é da favela não vota em polícia. A farda é de fato um grande “peso” da candidata petista. Então, a Major, com seu carisma e fala mansa irá transmitir confiança para o povão? É aguardar…


Peso II
Aqui é assim: o pau que dá em Chico, dá em Francisco. Se por um lado a ligação de Denice com a PM lhe confere um peso negativo, por um outro a fraca oratória atribuída a Bruno Reis, além do estigma de poste, são apontados como um dos entraves para o seu crescimento nas pesquisas. Embora os últimos levantamentos mostrem sua larga vantagem em relação aos outros postulantes, os seus números não são proporcionais à alta popularidade do prefeito.

Camaçari
Tem vereador em Camaçari que aposta todas as fichas na sua reeleição e além disso que também será o mais bem votado!!!!! Alardea aos quatro cantos que se reelegendo carregado de votos será o presidente da Câmara. Mais um que está de olho no polpudo orçamento da casa legislativa camaçariense… O repasse lá é maior do que o orçamento de mais de 95 por cento dos municípios baianos. A cobiça é grande……

Esplanada
Em Esplanada, no Nordeste baiano, a disputa pela cadeira de prefeito tem sido ferrenha nas últimas eleições. Este ano promete não ser diferente. As últimas duas eleições foram decididas por aproximadamente 600 votos e o embate tem como protagonistas os mesmos dois grupos políticos. De um lado o “Gordo”, com gestão similar a de ACM Neto em Salvador, sempre indo para o lado da infraestrutura e crescimento do município. No outro front está o atual prefeito Franco, que se utiliza da mesmo modus operandi do seu irmão o ex-prefeito e seu líder político, Aldemir. Fazem uma gestão de puro assistencialismo. Dizem que tem um tal de envelope que corre solto……… A tensão lá está pra lá de 220 volts! Vamos ver no que vai dar !!!!! Será que a região da praia vai ser mais uma vez o fiel da balança?

Juazeiro I
Pelas bandas de Juazeiro a coisa não está fácil para o atual prefeito Paulo Bomfim na disputa à reeleição. O alcaide joga todas as suas fichas no apoio do governador Rui Costa e seus aliados, assim como do ex- presidente Lula. A aposta de PB é que o agora livre ex-presidente irá aportar às margens do São Francisco para ajudar o correligionário. PB, o renomado garçom e habilidoso político, sofre com o normal desgaste fruto dos doze anos de seu grupo político no poder. Será que os grandes feitos da sua gestão, aliados ao apoio de Rui, Wagner, Leão e Lula irão lhe reeleger? A aposta pelas bandas do governo é grande. Uma coisa não pode deixar de ser dita: o garçom é boa praça e é muito bem quisto por todos, como pessoa! Aguardemos!!!!

Juazeiro II

A executiva estadual do PSDB, vide Adolfo Viana, atual presidente e João Gualberto, o ex, estão apostando todas as fichas na eleição de Suzana. Prova disto é a constante visita do atual deputado federal do partido ao município para prestigiar sua candidata e as constantes idas da mesma à capital. O fato é que o partido priorizou candidaturas majoritárias pelo estado e o tão esperado fundo partidário não apareceu na maioria dos municípios. As chapas proporcionais estão urrando por ajuda. Salvador não é diferente! A grande maioria dos candidatos que não tem estrutura sólida de campanha e que apostavam em participar do fundo, estão revoltos. Os líderes partidários precisarão demonstrar habilidades para conduzir este processo, caso contrário a ambição de eleger uma bancada numerosa para câmara municipal da capital, poderá ser frustrada.

Muita coisa mudou…
O PT e a oposição em Salvador brada, esperneia e inclusive veicula material na mídia sobre o cancelamento dos debates nas emissoras de TV abertas. Atribuem o cancelamento a um suposto fraco desempenho de Bruno no embate da Band. O fato é que, segundo informações, a decisão teria vindo de cima para baixo e a nível nacional. Também não é mais novidade que a família Magalhaes não tem mais o protagonismo e hegemonia na Rede Bahia. Hoje, são acionistas minoritários. E o que dizer dos demais canais que cancelaram ? Vamos abrir o olho jovens, muita coisa mudou…

Suíca
O vereador Luiz Carlos Suíca vem tomando falta nas carreatas realizadas pela dupla “Correria”, Rui e Denice. Em especial, na carreata que aconteceu no Nordeste de Amaralina na última segunda-feira (12), onde o vereador petista teve expressiva votação no ultimo pleito, sua ausência foi sentida e alvo de muita futrica. As más línguas, inclusive, não pouparam o moço dizendo até que pelo visto ele poderia andar, às escondidas, nos eventos de Bruno Reis. Esse povo eu não sei, não…

Saia Justa
Pegou mal o chega pra lá tomado por Bruno Reis em um condomínio na região da Estrada Velha do Aerporto. Uma senhora, que dizem ter ligações com turma a do PT, disse várias liberdades ao candidato do prefeito, que saiu literalmente à francesa.

Obama Baiano
Corre, a “largas bocas”, que um candidato a prefeito de uma cidade do Recôncavo Baiano, que homenageia um Santo forte casamenteiro e o próprio Jesus, que se assemelha muito ao ex-presidente Barack Obama, empresário há 44 anos, de não se sabe quantas empresas, é mesmo do ramo da citricultura, pois haja laranjada. Ah! E a maioria no “SIMPLES”, sabido… Imagine se ganha as eleições? E toca o Bonde pra Lapinha… Ass.: Zé Veneno.

Ubatã e região
Tem gente “futucando” na região do cacau baiano , prometendo mundos e fundos, porém não está cumprindo nada! Dizem inclusive que a pessoa e o seu grupo político tem pretenções ambiciosas em 2022, querem eleger deputados ….e até presidentes!