Leis estaduais que versam sobre dislexia e transtornos de aprendizagem são promulgadas pela Alba

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) promulgou hoje (11), duas leis oriundas de projetos do deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) que versam sobre dislexia e transtornos de aprendizagem.

Uma das proposições institui a Semana Estadual de Conscientização e Informação sobre a Dislexia e Transtornos de Aprendizagem, a ser comemorada anualmente na semana do dia 8 de outubro, e a outra cria o laço azul com laranja como símbolo de conscientização sobre a dislexia no estado da Bahia, que deverá ser utilizado em palestras, seminários, campanhas, simpósios e afins.

O parlamentar comemorou a medida. “Essa vitória é de todos os baianos, sobretudo das pessoas com dislexia e seus familiares, que convivem com as dificuldades de acesso à educação e atenção especial necessárias a essa condição. São leis que visam ampliar o debate e alertar para uma reflexão sobre o sistema educacional público oferecido pelo nosso estado e, com isso, promover ações educacionais direcionadas, levando em conta a inclusão desses indivíduos”, destacou Paulo Câmara.

O que é
De acordo com o Instituo ABCD, o Transtorno de Aprendizagem, muitas vezes referido como Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp), é um termo guarda-chuva usado para se referir a condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações. O termo é usado para descrever dificuldades específicas para adquirir habilidades acadêmicas básicas.