Em mais um passo para a efetivação do projeto da Central de Tratamento e Valorização de Resíduos de Camaçari, a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) realizou na quinta-feira (27) uma visita técnica à usina de compostagem da empresa Ponto a Ponto, localizada na cidade de Mata de São João.
A equipe da Limpec foi recepcionada pelo proprietário empresa, Emílio Capllure, que conduziu a comitiva por cada ambiente, apresentando as técnicas de segregação de rejeitos e os diferentes processos biológicos que integram a produção de um composto orgânico, que é aliado da produção agrícola e do reflorestamento.
O diretor-presidente da Limpec, Júnior Borges, avaliou a visita como inspiradora, da perspectiva da promoção do gerenciamento adequado dos resíduos sólidos, e no que diz respeito à aplicabilidade desse modelo em Camaçari. “É uma experiência exitosa no campo da compostagem industrial, que nos permite projetar uma operação semelhante em Camaçari, em uma escala que atenda a produção de resíduos do município”, comentou.
Além da usina de compostagem, o projeto da Central de Tratamento e Valorização de Resíduos de Camaçari prevê uma estrutura que assegure o pleno aproveitamento dos resíduos gerados, incluindo ainda usinas de biogás, carbonização, entulho e reciclagem.
Foto: Arquivo Limpec