O Centro de Referência Emília Biancardi promove em 21/08, às 16h, mais uma live no Instagram @museusdabahia. Com o tema “Memórias da Bahia, a capoeira como manifestação popular e folclórica”, o convidado Mestre Balão (capoeirista e empreendedor sociocultural e esportivo) vai mostrar a capoeira como manifestação cultural afro-brasileira que tem origem na época da escravidão como uma forma de luta e de resistência dos negros trazidos da África para o Brasil, e hoje é considerada um dos maiores símbolos culturais do nosso país.
O Centro de Referência Emília Biancardi é voltado para a pesquisa sobre música, folclore, cultura indígena e capoeira. O acervo reúne livros sobre música, literatura, folclore, cultura indígena, religião, dança, capoeira, carnaval, história, Bahia, cultura popular, obras de referência e biografia. Além disso, periódicos, partituras, fotografias, CD, DVD, vídeo, áudio, dossiê com cópias de eventos (ofícios, correspondências, cartas, reportagem local e de outros países), troféus e medalhas, disco de vinil do Viva Bahia – o primeiro e mais importante grupo parafolclórico do Brasil, na época – e outros artistas. Tudo pode ser conferido mediante agendamento prévio.
É ligado à Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi, em exposição permanente no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) e integra os espaços administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Emília Biancardi é etnomusicóloga e empreendeu importantes pesquisas em busca de entender a experiência humana na criação de sons, coletando, criando e recriando instrumentos musicais. A coleção apresentando um acervo com mais de mil peças coletadas e recriadas nos cinco continentes, com destaque especial para os instrumentos musicais indígenas brasileiros, além dos africanos e afro-brasileiros.
Fonte:Secult/BA / Foto:RitaBarreto – Setur