A estreia mundial do longa “A Revolta dos Malês”, dirigido por Belisario Franca e Jeferson De ocorre nesta quinta-feira (5) às 20h no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. O filme conta com patrocínio da Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
O secretário Claudio Tinoco, o diretor Belisario Franca e os atores Rodrigo Santos, Rafael Logam e Shirley Cruz estarão presentes no lançamento.
O longa será exibido em paralelo ao lançamento do Salvador Black Film Festival, evento coproduzido pela Giros Filmes em parceria com a produtora e cineasta Fabienne Colas, por meio da Zaza Produções. O evento do festival ocorrerá às 17h no Espaço Cultural Barroquinha com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto.
A Revolta dos Malês é um projeto de longa-metragem ficcional, de 90 minutos, baseado em um episódio da história brasileira ainda pouco conhecido: a revolta de escravos muçulmanos ocorrida em Salvador, no ano de 1835. O longa-metragem vai revisitar os principais acontecimentos e personagens da revolta através do ponto de vista de Guilhermina, uma escrava de origem muçulmana que sonha em dar à Teresa, sua filha adolescente, a oportunidade de viver em liberdade.
A principal motivação para a produção do filme foi levar a história pouco conhecida ao grande conhecimento do público. Além disso, DVDs com o filme deverão ser distribuídos em escolas públicas. Além da pré-estreia em Salvador, haverá uma estreia nacional em outra cidade em parceria com o Espaço Itaú de Cinema de Salvador.