Através da Indicação Nº 26577/23, apresentada à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a implantação de leitos de saúde mental nos hospitais gerais do estado.
A parlamentar explica que a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), instituída em 2011, é um dos pontos de atenção da linha de cuidado do serviço hospitalar de referência em saúde mental e prevê tratamento para os casos graves relacionados aos transtornos mentais e ao uso de álcool e outras drogas.
“O objetivo desta iniciativa, que segue a linha de saúde mental no Brasil, é reduzir os leitos psiquiátricos de longa permanência, fazendo uma programação para, quando houver necessidade de intervenção hospitalar que ocorra em hospitais gerais, com o tempo de internação reduzido, para estabilizar a crise existente”, explicou Fiscina na proposição.
O documento explica ainda que a Raps é instituída com a criação, ampliação e estruturação de diversos serviços. “Assim sendo, é preciso definir as normas de funcionamento e habilitação para a implantação dos leitos de saúde mental nos hospitais gerais do nosso estado”, complementou a deputada.
Nesta mesma linha, através da Indicação 26576/23, Fiscina sugeriu ao governador a inserção de psicólogos nas redes de Atenção Primária à Saúde (APS), nos hospitais gerais do estado, que são a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A inserção de psicólogos na atenção primária dos hospitais gerais pauta-se pelos princípios da saúde coletiva, para atuar na promoção da qualidade de vida, na melhoria dos indicadores e na resolução dos problemas sociais relacionados às questões de saúde”, destacou a deputada.