Ludmilla Fiscina apresenta moções em homenagem aos municípios de Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal na ALBA

A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) apresentou duas moções de congratulação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), destacando os aniversários de emancipação política dos municípios de Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal, comemorados hoje (19).

A primeira moção, em homenagem a Euclides da Cunha, celebra os 91 anos de emancipação do município, cuja história remonta ao século XIX, com a fundação da Fazenda Cumbe e a presença dos índios Caimbés. Ao longo dos anos, Euclides da Cunha, que hoje conta com mais de 61 mil habitantes, tornou-se um importante centro econômico e cultural na região, com base na agricultura e pecuária. O município recebeu esse nome em homenagem ao escritor e engenheiro militar Euclides da Cunha, autor de “Os Sertões”.

Na segunda moção, Ludmilla Fiscina congratulou o município de Ribeira do Pombal por seus 91 anos de história desde sua emancipação, ressaltando a importância histórica da região, que começou como uma aldeia de índios Quiriris catequizados por padres jesuítas. A deputada destacou a contribuição do município para o desenvolvimento da região do semiárido baiano e a relevância de sua localização estratégica, próxima à Bacia do Rio Itapicuru. Atualmente, Ribeira do Pombal conta com mais de 54 mil habitantes.

As moções refletem o compromisso da deputada Ludmilla Fiscina em reconhecer e valorizar as conquistas e o patrimônio histórico dos municípios baianos, reforçando a importância de preservar a memória e celebrar o desenvolvimento das comunidades.

Foto: Aluísio Neto