Ontem (30), Alagoinhas ganhou a primeira unidade de atendimento hospitalar municipal, o Hospital Materno-Infantil, que já está de portas abertas para receber as parturientes, crianças e familiares. Durante a inauguração, a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) se emocionou e comemorou por essa conquista tão importante para a saúde do município.
“Momento de muita alegria em Alagoinhas. Inauguramos o novo Hospital Materno-infantil, uma unidade de saúde que chega para fortalecer o suporte às mães e crianças de 33 cidades da macroregião que, agora, contarão com atendimentos humanizados, com mais qualidade e o acolhimento necessário nesse momento tão importante para as mulheres. Parabéns ao prefeito Joaquim Neto, à secretária de Saúde do município, Laína Passos, ao governador Jerônimo e à secretária de Saúde do estado, Roberta Santana, pelos equipamentos direcionados ao nosso hospital, ao nosso querido senador Otto Alencar e a todos os envolvidos na realização deste grande sonho que é de todos nós”, destacou a deputada, emocionada.
Funcionando 24 horas por dia no bairro de Alagoinhas Velha, a nova unidade vai proporcionar um impacto significativo na melhoria do atendimento a mulheres e crianças de mais 33 municípios da macrorregião de saúde.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Joaquim Neto comemorou a grande vitória e ressaltou que a unidade é um divisor de águas no município. “Hoje eu sou só felicidade e gratidão. O Hospital Materno-Infantil sempre foi um dos meus maiores sonhos para Alagoinhas e hoje estou realizando esse sonho. O novo espaço vai garantir atendimento de excelência a mulheres e crianças e diminuir ainda mais os índices de morte materno-infantil na região. É mais um compromisso com a população que está sendo honrado pela Prefeitura”, afirmou o chefe do executivo municipal.
O investimento para a construção do Hospital Materno-Infantil foi de mais de 30 milhões de reais, viabilizados por emenda impositiva do senador Otto Alencar, de recursos próprios da Prefeitura de Alagoinhas, recursos do Governo do Estado, emendas dos vereadores de Alagoinhas e por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de ensino-Saúde (COAPES). O trabalho foi executado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SECIN).
Para o senador Otto Alencar, o ato concretizado é de muita importância para as áreas de saúde e social. “Parabenizo o prefeito Joaquim Neto por esse projeto que nós sonhamos juntos, caminhamos juntos e esse período inteiro foi sempre de uma relação pessoal e de amizade que sempre nós tivemos muito mais entendimento e muito mais compromisso. E o resultado disso é estarmos aqui hoje inaugurando o Hospital Materno-Infantil. Esse é um equipamento importante, essa maternidade é um marco para Alagoinhas”, destacou o senador.
A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, que participou da cerimônia representando o governador Jerônimo Rodrigues, anunciou mais investimentos para a cidade. “Hoje a gente está aqui para falar de um marco para as mães e crianças em Alagoinhas. E eu queria, em nome do prefeito Joaquim, dizer o quanto é importante isso aqui: é a prova concreta do funcionamento e da maneira exemplar que o SUS pode funcionar. Esse hospital é a prova concreta de que o SUS funciona quando há comprometimento. Joaquim Neto mostrando que a parceria e dedicação de quem cuida do povo da resultado”, falou.
Foto: Aluísio Neto