A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) se reuniu nesta quarta-feira (26), em Alagoinhas, com o prefeito Gustavo Carmo (PSD); o secretário municipal da Saúde, Antônio Virgínio Pereira; Leillane Oliveira, diretora geral da UPA Santa Terezinha; Fernanda Carmo, diretora de Urgência e Emergência da Sesau; Maria Eliana Nogueira, diretora da Atenção Básica; e Simone Oliveira, coordenadora geral do SAMU Alagoinhas.
Durante o encontro, a parlamentar compartilhou detalhes da reunião que teve ontem com o tenente-coronel Luciano Alves, comandante do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros da Bahia, e o capitão PM Fagner Castro. A pauta principal foi a implementação do serviço aeromédico em Alagoinhas e região, uma iniciativa que poderá garantir atendimento de urgência mais rápido e eficiente, especialmente em casos críticos que demandem remoção imediata para unidades de referência.
Além disso, Fiscina apresentou um novo projeto voltado para as gestantes. A deputada pretende instituir um minicurso de primeiros socorros para mães durante o pré-natal, com o objetivo de capacitá-las para situações de emergência, como engasgos em bebês – um dos principais riscos para recém-nascidos.
“Hoje, o índice de crianças que sofre engasgos e outras emergências domésticas é muito alto. Estamos discutindo um projeto de lei para que seja oferecido esse minicurso durante o pré-natal. Quero que Alagoinhas seja cidade-piloto dessa iniciativa, garantindo que as mães recebam orientações essenciais que podem salvar vidas”, explicou a deputada.
Foto: Aluísio Neto