Luiz Caldas dedica novo disco ao Carimbó e homenageia mestre Pinduca

Aos 85 anos, Pinduca faz participação especial numa das faixas do novo álbum

Luiz Caldas inspirou-se no estilo musical dançante típico do Pará, o Carimbó, para lançar o seu último álbum de 2022, que fica disponível a partir de hoje (1º/12) no site do cantor www.luizcaldas.com.br. O novo disco, intitulado “Pinduca é o Rei”, faz uma homenagem ao cantor e compositor paraense Pinduca, reconhecido como o Rei do Carimbó, e traz o artista para participar de uma das faixas, “Salvador e Belém”. Até dia 5 de dezembro, o lançamento também estará disponível nas plataformas de streaming.

Pinduca começou a cantar Carimbó aos 14 anos e hoje, aos 85, ainda ocupa o lugar de o maior expoente do estilo musical, que foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos, tendo, posteriormente, incorporado influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas. O costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor, o curimbó, que deu nome à manifestação folclórica.

“Meu primeiro contato com Pinduca foi em minha casa, com cerca de cinco, seis anos. Meu pai tinha todos os discos dele, com aqueles Carimbós da época que invadiram o resto do Brasil. Ele sempre foi um artista que eu prestei muita atenção na parte musical, porque sempre tocou canções que tinham a ver com a sua região e que fez o país todo dançar”, comenta Luiz Caldas.

Nas dez faixas autorais do novo álbum, Luiz canta sobre os costumes do Pará, sobre frutas, sabores, lugares, a pesca do Mapará (tradição conhecida pelo chamado borqueio, onde pescadores batem na água para os peixes irem em direção à rede), além da história do homenageado.

“Pinduca é um mestre da música brasileira que eu tenho o maior orgulho de estar recebendo em meu disco. Já tem décadas que ele vem fazendo a música acontecer e está aí firme e forte cantando comigo a faixa “Salvador e Belém”, que eu compus para a gente tocar junto. A maior parte do disco é em homenagem a ele, o nosso rei”, comemora.

Além da participação especialíssima de Pinduca, o disco “Pinduca é o Rei” traz uma parceria de Luiz Caldas com os compositores Nagib e Salles. Esse é o 129º disco do projeto de lançamentos mensais que Luiz Caldas realiza desde 2013.

Ficha Técnica:

Direção, Produção, Arranjos, Guitarra, Baixo, Bateria, Teclados e Voz – Luiz Caldas

Produção Executiva – Alan Barboza

Percussão – Ivanzinho Pacapuco

Vocal – Andréa Caldas e Paulinho Caldas

Gravação – Luiz Caldas, Mike Caldas e Renato Sinimbu

Mixagem e Masterização – Marcelo Machado

Arte da Capa – Avelar Amorim

Capa – Akauan Caldas

Assessoria de Imprensa – Tatiane Freitas / Viva Comunicação Interativa

Gravado nos estúdios M. A. Artes (Salvador/Bahia) e Studio Sinimbú Music (Belém/Pará) para o disco do mês de dezembro de 2022.

Agradecimentos ao Mestre Pinduca que com toda a generosidade do mundo aceitou a homenagem e o convite pra cantar comigo. Viva o Rei Pinduca!