A senadora Simone Tebet (MDB-MS) será a ministra do Planejamento do governo Lula. Os últimos acertos, segundo a imprensa nacional serão fechados pelo presidente eleito nos próximos dias.
Havia incertezas nos últimos dias diante da demanda para que a pasta abrigasse também bancos públicos. Mas aliados da senadora afirmam que ela conseguiu manter sob seu comando o PPI – Programa de Parcerias Investimentos, que antes ficaria na Casa Civil, a ser comandada pelo governador baiano Rui Costa (PT).
Com a decisão, o petista baiano assume uma pasta desidratada, perdendo força política e eleitoral. Ele havia, inclusive, convidado o atual secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, para tocar o PPI. Cavalcanti deverá assumir outra missão na Casa Civil.
O futuro ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, já informou ao MDB a decisão de que o PPI será subordinado ao Planejamento.
O PPI é um programa estratégico criado pelo próprio Lula, durante seu primeiro governo. O objetivo é estimular investimentos em obras pelo país.