Em um último esforço para manter o vice-governador João Leão, que comanda o PP na Bahia, na base do governador Rui Costa (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai oferecer ao pepista apoio integral em uma eventual candidatura dele ao Palácio de Ondina no pleito deste ano. A informação é da coluna Satélite, do jornal Correio, assinada pelo jornalista Jairo Júnior.
Pela proposta, o PP apoiaria de forma integral a candidatura de Leão e não lançaria candidato a governador. E tem mais: interlocutores de Lula informaram à coluna que há um segunda proposta: caso o PT chegue ao Planalto, irá trabalhar para eleger o deputado federal Cacá Leão (PP), filho do vice-governador, como presidente da Câmara Federal.
Segundo o próprio colunista, toda essa manobra esbarra em dificuldades locais. Uma delas seria convencer o PT baiano a apoiar Leão, já que a sigla deseja lançar candidato próprio.
Vale lembrar que, embora ainda seja aliado do PT na Bahia, o PP faz parte da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, o partido avança nacionalmente e localmente nas articulações em torno do apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) a governador, após entrevista concedida pelo senador Jaques Wagner (PT) à Rádio Metrópole na última segunda-feira, que deixou Leão insatisfeito.