Mãe Stella torna-se patrona do Centro Étnico Racial da SSP

Mudança partiu de iniciativa do secretário Ricardo Mandarino e da major Denice Santiago, superintendente da Sprev.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) publicou, na quarta-feira (10), a Portaria de número 301 que designa a Iyalorixá Mãe Stella de Oxóssi como patrona do Centro de Referência Étnico Racial da (CRER) da SSP.

O termo de compromisso do CRER foi assinado pela SSP e pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em 25 de novembro de 2019, com a finalidade de fortalecer as políticas de promoção da igualdade racial e de enfrentamento à intolerância no âmbito da segurança pública.


O CRER, coordenado pela Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), realiza ações voltadas para policiais, bombeiros e sociedade. Dentre as atividades estão as capacitações das polícias Militar e Civil com abordagens e assuntos que contemplem relações étnico-raciais, povos e comunidades tradicionais e intolerância religiosa.


“A escolha de Mãe Stella como patrona é devido a sua importância neste enfrentamento e de como, de forma forte, determinada, decisiva e diplomática, ela construiu pontes no sentido da defesa dos direitos humanos, o que representa perfeitamente a importância do CRER”, pontuou a superintendente da Sprev, major Denice Santiago.

Foto: Carol Garcia/GOVBA