Mais brasileiros passam a consumir alimentos orgânicos, diz pesquisa

Um estudo do Organis, entidade de promoção do setor de orgânicos no Brasil, apontou um crescimento no consumo de alimentos produzidos sem agrotóxicos. A nova pesquisa divulgada pela instituição mostra que pelo menos 19% dos brasileiros consumiram algum tipo de produto orgânico num intervalo de um mês. Em 2017, o índice era de 15%.  Foram entrevistadas 1.027 pessoas, sendo 56% mulheres e 44% homens, de 18 a 40 anos, em doze cidades de todas as regiões do país, entre 7 de maio e 13 de junho.

Entre os que consomem orgânicos, 84% alegam motivos de saúde. Já entre as pessoas que não consomem nenhum tipo de produto orgânico, 43% justificam por causa do preço, 21% por dificuldade de encontrar os produtos, e 7% por falta de costume.

Segundo a pesquisa, a compra de produtos orgânicos está relacionada ao frescor dos alimentos, pois grande parte das mercadorias mencionadas pelos entrevistados foram frutas, legumes e verduras. Ela também indicou as feiras e supermercados como os locais preferidos para a compra de produtos orgânicos, porém o consumo se esbarra não só nos preços, mas também na dificuldade de achar esses produtos e ainda a falta de diversidade deles.

O estudo conclui que há o reconhecimento de valor no produto orgânico, independentemente de ser ou não consumidor. Apesar do preço dos produtos ser o maior obstáculo, tanto para os que já consomem orgânicos, passarem a comprar mais, tanto para aqueles que não compram nenhum tipo de orgânicos, 67% dos consumidores e 26% dos não consumidores estão dispostos a aumentar suas compras nos próximos seis meses.

Fonte: Globo Rural