“Mais mulheres na política” é o lema do PL Salvador para as eleições municipais deste ano. A legenda iniciou a preparação das pré-candidatas a vereadoras da capital baiana na manhã desta segunda-feira (15). A meta é habilitar um número de mulheres superior ao mínimo de 14 do total de 44, exigido por lei, para a disputa da Câmara. “Hoje reunimos 19 pretendentes, mas a participação feminina ainda pode aumentar na chapa do PL Salvador”, disse o presidente do diretório municipal, João Lages. “A democracia não abre mão da mulher atuando na política brasileira”
Registro de candidatura, propaganda eleitoral e prestação de contas foram os principais temas abordados pelos advogados do partido, Ícaro Rocha e Alexandre Abreu, e o contador Raimundo Vieira. Rocha destacou a necessidade de as pré-candidatas expedirem pela internet as certidões da justiça e de quitação eleitoral para o registro das candidaturas. “É imprescindível que toda a documentação esteja em dia para o registro transcorrer sem problemas”.
A reunião com as pré-candidatas do PL ocorreu em momento oportuno. Está deflagrada a corrida contra o tempo. No próximo sábado (20), começa o prazo para a realização das convenções partidárias, que vão até cinco de agosto. O presidente do PL Salvador, João Lages, anunciou que a convenção da legenda será no dia 25 de julho, quando haverá a oficialização das candidaturas a vereador. Para prefeito, o partido decidiu apoiar a reeleição de Bruno Reis.
O advogado Ícaro Rocha informou que, depois da convenção, as candidatas com seus registros devidamente deferidos pela Justiça Eleitoral já poderão requerer o CNPJ e abrir as respectivas contas bancárias para a movimentação dos recursos da campanha. O contador Raimundo Vieira alertou que não é permitido a realização de pagamentos avulsos das despesas da campanha e se colocou à disposição das postulantes para tirar quaisquer dúvidas.
A importância da atenção às notificações e comunicados da Justiça Eleitoral foi ressaltada pelo advogado Alexandre Abreu. Ele orientou que cada uma das postulantes preenchesse o formulário de registro com e-mail e número de whatsapp devidos para o acompanhamento diário dos informes judiciais. “Os prazos da Justiça Eleitoral são céleres. No caso de propaganda irregular, a candidata deverá removê-la em até 24 horas sob pena de multa de alto valor pecuniário”. Um novo encontro com pré-candidatos a vereadores será realizado brevemente.
Foto: Max Haack