Mangalarga Marchador: “A raça vive um excelente momento com tendência de crescimento”, afirma presidente da ACCMMB

Em entrevista exclusiva ao site Bahia Sem Fronteiras, o presidente da Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Machador da Bahia (ACCMMB), Saulo Farias falou entre outros assuntos sobre a situação do mercado de criadores da raça no estado e no Brasil. Saulo destaca que o cenário econômico para o MM vive na contramão da economia. “Temos um mercado solido e o principal de tudo que é liquidez. Temos no Brasil em torno de 3 ou 4 leilões todo mês. O que a gente vê nesses leilões é justamente liquidez com noventa ou noventa e cinco por cento dos animais vendidos. No Nordeste a gente tem os animais de Marcha Picada que vem aumentando o número de criadores e que são altamente comerciais. Temos a Marcha Batida também com um valor mais agregado e com uma venda excepcional. Apesar de toda a fragilidade do país nós continuamos vendendo e arrecadando. Os leilões sempre alcançando resultados positivos. A raça vive um excelente momento com tendência de crescimento”, explica.

Farias pontua sobre o sucesso da última edição da Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, acontecida em julho em Belo Horizonte e considerada por muitos como a Copa do Mundo de equinos desta espécie. “Temos todos os anos uma representação forte da Bahia com um camarote especial onde reunimos cerca de 100 haras participantes. Conseguimos vários títulos na marcha picada e na marcha batida”, comemora.

Saulo se mostra otimista para a realização de dois eventos de grande porte ainda esse ano em Salvador: a Exporural, que acontece entre os dias 10 e 19 de agosto, e a Fenagro em dezembro. “A expectativa é muito boa para a Exporural. A previsão é que tenhamos cerca de 120 animais no evento. Isso mostra uma crescente. Na Fenagro, que é a maior feira do Norte/Nordeste, teremos esse ano Campeonato Brasileiro de Marcha Picada. Um campeonato de nível nacional com um Brasil todo prestigiando. Nossa expectativa é colocar mais de 500 animais Mangalarga marchador dentro do Parque de Exposições de Salvador”, finaliza.