Marcela Bellas populariza a obra de Gregório de Matos em novo EP

O lançamento acontece 30 de abril nas plataformas digitais e faz parte do Projeto Gregório – poesia barroca e música baiana – Marcela Bellas com elas

O poeta Boca do Inferno ganha vida em projeto idealizado pela cantora Marcela Bellas com a combinação entre poesia barroca e música baiana. Gregório – poesia barroca e música baiana – Marcela Bellas com Elas é um EP com sete canções que visa aproximar as pessoas da obra produzida por Gregório de Matos. Feitas pelo compositor Helson Hart a partir de poemas do escritor, as canções serão apresentadas ao público no dia 30 de abril, durante uma live de lançamento nos canais do Youtube e Instagram de Bellas, às 20h. A obra – que traz arranjos contemporâneos e gravações em ritmos como o arrocha, o pagode e o rock, buscando um público diverso – estará disponível também em todas as plataformas digitais – deezer, spotify, itunes, youtube, google play e amazon music.

Com produção de Graco Vieira e Marcela Bellas, o álbum é composto por versos adaptados pelo compositor baiano Helson Hart. Entre as canções, está o single Danadinha, que foi o primeiro verso de Gregório musicado por Hart, em 2016. O compositor, que já tem uma parceria musical com Marcela há 16 anos, conta que este trabalho surgiu de forma mais casual do que proposital. “A partir de um encontro entre amigos, me debrucei na obra de Gregório e vi que ela é musicada quase que naturalmente, transformando a magia dos poemas de forma palatável. Foi possível traduzir em ritmo temáticas como racismo, fascismo e dogmas religiosos. Um verdadeiro tapa na hipocrisia”, detalha Hart.

De acordo com Bellas, o grande desafio do projeto foi pensar como fazer a periferia se interessar pela obra de Gregório, que é conhecida pela sua densidade. Fã das poesias Gregorianas, ela nomeou todas as canções do EP, sendo que uma, em especial, tem forte relação com sua crença. “Quando Hart resolveu musicar alguns poemas e me mostrou, acabei fazendo associações da obra de Gregório com o rock e a festividade da Bahia. Com o poema Catarina tive uma forte ligação espiritual e a partir daí me aproximei totalmente da obra do poeta”, explica a cantora.

Com Elas

Como o nome do projeto já indica, Marcela não estará sozinha na interpretação das canções. Além dela, Nancy Viégas e Manoela Rodrigues darão suporte às canções, trazendo o ambiente sacro da música barroca e da poesia de Gregório. A junção das três nesse projeto, com seus diferentes tons e estéticas, foi feita para apresentar ao público uma diversificação da apropriação da obra do escritor. “O processo de adaptar os versos a música baiana lembra a força feminina: sem densidade, mas cheio de contemporaneidade. Por isso convidei Nancy e Manoela, que somam suas experiências musicais ao EP. O trabalho contempla do Olodum à Baiana System”, explica Marcela.

Considerado o primeiro grande poeta brasileiro, Gregório de Matos é um dos principais expoentes da literatura barroca. Em sua obra, os leitores encontram poesias lírica, sacra, satírica e erótica. Neste álbum, Marcela promete trazer um Gregório ainda mais potente. “Consegui traduzir, deixando-o mais pulsante e festivo. A cara dele e a Bahia, mas sem deixar de lado o que mais o caracteriza: as críticas sociais”, finaliza.

O Projeto Gregório – Poesia barroca e música baiana – Marcela Bellas com Elas tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.