‘Marinheiros de alma’ são celebrados em sessão especial pelos 50 anos da Soamar

Solenidade foi realizada ontem (22), no Plenário Cosme de Farias, com a presença de personalidades civis e militares

‘Marinheiros de alma com uniforme branco dentro do seu coração’. Foi com essas palavras que o Vice-almirante e comandante do 2º Distrito Naval, Antônio Carlos Cambra, resumiu os soamarinos, civis e militares que integram a Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar), durante sessão realizada na noite de ontem (22), que celebrou os 50 anos de existência dessa organização.

Realizada pelo vereador Téo Senna (PSDB), membro da entidade, a solenidade reuniu personalidades civis e militares de todas as três forças armadas e também da polícia militar. Na ocasião, o parlamentar destacou o papel da Soamar na valorização e no reconhecimento das atividades da Marinha do Brasil, contribuindo para a promoção da cultura marítima e o fortalecimento da identidade nacional ligada ao mar.

“Este é um momento de celebrar os caminhos percorridos até aqui e de vislumbrar um futuro ainda mais promissor para a sociedade e a Marinha do Brasil em Salvador. Ao longo desses 50 anos, sua missão de divulgar as atividades marítimas, defender os interesses marítimos nacionais e estimular o patriotismo e à cidadania tem sido cumprida com mastreia. Enfim, as bodas de ouro da Soamar chegaram, por isso é preciso reconhecer e comemorar os seus feitos. Para isso estamos aqui hoje, na Casa Legislativa soteropolitana”, destacou Senna.

A Soamar – Fundada em 5 de dezembro de 1973, a Soamar Salvador é um dos diversos núcleos regionais dessa organização que está presente em várias cidades do país. O seu objetivo é promover o apoio e o estreitamento dos laços entre a sociedade civil e a Marinha, visando a divulgação das atividades marítimas, a defesa dos interesses marítimos nacionais e o estímulo ao patriotismo e à cidadania.

A organização realiza diversas atividades, como palestras, seminários, debates, visitas a navios e instalações da Marinha, além de promover eventos culturais e sociais relacionados à temática marítima. A entidade é composta por associados civis e militares e conta com uma diretoria responsável por coordenar suas atividades. Teve como primeiro presidente João José de Carvalho Sá, em 1973, e hoje está sob a presidência do desembargador Baltazar Miranda, que conta com uma diretoria e os conselhos deliberativo e fiscal.

Ao explanar sobre a história da Somar no Brasil, na Bahia e em Salvador, apresentando as ações e eventos nos quais a organização participou, o presidente da entidade agradeceu a presença de todos na solenidade. “Quero cumprimentar todas as autoridades e agradecer a presença de todos aqui nesta noite. Estamos nesta Casa com as três forças armadas representadas. Para nossa alegria e honra, todo o público aqui hoje aceitou o convite para celebrar os 50 anos da Soamar Salvador. Muito obrigado”, agradeceu Miranda.

Mesa – Na sessão, fizeram parte da mesa o Vice-almirante Antônio Carlos Cambra; o presidente da Soamar Salvador, desembargador Baltazar Miranda; o Coronel Vinícius Guimarães, comandante da Base Aérea de Salvador; o Major Bastos, representando o comandante da 6ª Região Militar; o advogado, jornalista e escritor Joaci Góes, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); o navegador Aleixo Belov; o presidente da Associação Náutica da Bahia e vice-presidente da Soamar Salvador, Santiago Campo; além de Giuliana Brito, representante do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar. O vereador Maurício Trindade também prestigiou a solenidade.

O Hino Nacional e o Hino Cisne Branco foram executados pela Banda de Música da Marinha do Brasil, sob a regência do sub-oficial Paulo César. Durante a solenidade, João Evangelista Ramos de Jesus foi homenageado como colaborador destaque da Soamar.