A líder do PT na Câmara de Salvador, vereadora Marta Rodrigues, saiu em defesa dos petroleiros, nesta terça-feira (18), e disse que a decisão do juiz do Tribunal Superior do Trabalho desrespeita a Constituição Federal.
“O direito à greve é garantido na Constituição. O juiz Ives Gandra não está sendo coerente e está agindo parcialmente em benefício direção da Petrobras, hoje tomada por pessoas que não tem apreço com a democracia e com os direitos trabalhistas, e que atuam pela privatização do setor, pela venda de nosso patrimônio”, disse Marta.
Segundo a vereadora, além de impedir a movimentação dos petroleiros – são 21 mil grevistas de 121 unidades de produção no País – o juiz determina que 90% dos trabalhadores estejam em atividade.
“Que tipo de greve se faz com trabalhador dentro da fábrica atuando? A greve é justamente para pedir direitos. Não podemos esquecer que a Petrobras é fruto da mobilização popular ocorrida na história do Pais com a campanha o Petróleo É nosso, há muitos anos”, acrescenta a petista.
Marta afirma, ainda, que os 21 mil petroleiros em greve devem continuar na luta contra todos os desmontes que a Petrobras tem sofrido. “A Petrobras é um patrimônio do povo brasileiro e está sendo entregue aos concorrentes internacionais, encarecendo tudo, combustíveis e produtos de primeira necessidade. A greve é essencial para mostrar essa realidade. É um grito de alerta para nós todos”, pontua.