Marta diz que minicurso sobre diversidade para educadores mostra compromisso com Direitos Humanos: “A Bahia vai no sentido contrário do negacionismo e discurso de ódio que toma conta do país”

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Democracia da Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) parabenizou, nesta segunda-feira (10), a iniciativa do Centro da Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Secretaria de Justiça Direito Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) em promover o minicurso “Educação para a Diversidade” para educadores e profissionais da educação.

“Enquanto o governo federal e aliados pregam o extremismo e o discurso de ódio, o governo da Bahia vem demonstrando compromisso com uma sociedade mais justa, mais humanitária e com mais inclusão social, como sempre nos ensinou o mestre Paulo Freire. O curso propõe atividades pedagógicas para debater Direitos Humanos, identidade de gênero, direitos da população LGBTQIA+, educação para as relações étnico-raciais, racismo, respeito à diversidade religiosa e respeito à diversidade de gênero e sexualidade”, destaca.

Para a vereadora, a iniciativa pode servir de exemplo não só para as instituições educacionais, mas também para setores privados e órgãos públicos. “Diante dos crescentes número de crimes LGBTfóbicos, do racismo, do machismo e do feminicídio, problemas antigos acentuados com a pandemia, faz-se urgente que esta formação social seja estendida para todos, garantindo cada vez mais nossos direitos”, acrescenta a petista.

Marta lembra ainda que o curso foi idealizado a partir de demandas sociais das comunidades escolares. “De acordo com o Centro e as secretarias envolvidas, o curso vai promover a implementação do Documento Curricular Referencial do Estado da Bahia (DCRB), que trata a Educação para a Diversidade, como um dos temas integradores do currículo”, informa.

Educação para a Diversidade – O curso será 100% on-line, com carga horária de 10h, ofertado de forma síncrona na Plataforma Microsoft Teams, com direito a certificado de participação, desde que o(a) cursista tenha participado em, pelo menos, 75% da carga-horária do curso e com aproveitamento nas avaliações propostas. A inscrição estará aberta até o dia 24 de maio através do link:
https://urless.in/GffI1

Foto: Valdemiro Lopes