Líder do PT na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues, disse, nesta sexta (30), que o transporte público de qualidade e de fácil acesso é um dos grandes obstáculos da gestão municipal que há anos não é resolvido. “Um modelo de gestão de transporte que continua o mesmo, e quem paga caro é a população, uma das tarifas mais caras das principais capitais”, disse.
A vereadora propõe a criação de um Bilhete Único Mensal, que funcionaria a partir de um único pagamento, realizado de forma antecipada, para as pessoas que utilizam muitas passagens ao dia se comparado ao uso do cartão habitual.
Segundo ela, a proposta, que já ocorre em São Paulo, tem o intuito de trazer mais praticidade e economia, uma vez que é vantajoso para pessoas que usam outros modais de transporte (ônibus, micro-ônibus, metrô e trens), muitas vezes ao dia.
“Temos muitos déficits no transporte público e pouca contrapartida para os usuários. Os ônibus velhos, a prefeitura não cumpriu ainda a entrega dos novos, dentre tantos. O objetivo do Bilhete Único Mensal é para que as pessoas que utilizam com mais frequência a integração entre os modais, como ônibus e metrô, e por mais vezes ao dia, economizem na passagem se comparado ao uso do cartão habitual”, explicou.
Marta afirma que o transporte é totalmente financiado pelo usuário, sem nenhuma contrapartida do poder público. “Apenas para salvar as empresas desse modelo, só este ano gastou com compra de tarifa, isentou ISS, mas o usuário acaba sendo responsável pela manutenção do sistema”, disse.
Segundo ela, a proposta vai ao encontro da Constituição, que afirma ser garantia e dever do poder público municipal ofertar fácil acesso ao transporte urbano. “Seria importante que esta implantação também venha com apoios de recarga para a população nas lojas físicas, postos de venda e atendimento, pontos de venda de créditos (bancas de jornal, padarias, mercados e etc). “Um avanço que queremos no transporte público em Salvador e continuaremos nesta defesa”, diz.