A Bahia é o segundo estado do Brasil que mais desmata a Mata Atlântica, bioma considerado uma riqueza nacional e protegido por lei, conforme estudo divulgado pela ONG SOS Mata Atlântica, divulgado esta semana.
Entre outubro de 2021 e outubro de 2022, a Bahia destruiu 5.719 hectares da vegetação. O estado fica atrás apenas de Mina Gerais.
Desde 2011, o levantamento é feito anualmente e foi divulgado na semana do Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio.
Ainda de acordo com a última pesquisa, 73% do desmatamento desse bioma aconteceu em área privada. Menos de 1% (0,9%) foi realizado em área protegida.
As principais razões são para dar lugar a pastagens, atividades agrícolas e a especulação imobiliária, principalmente quando a floresta fica nas proximidades de grandes cidades e no litoral.
A Bahia também ficou entre os oito estados que aumentaram o desflorestamento na comparação com o ano anterior, entre outubro de 2020 e outubro de 2021.
Quatro cidades baianas entraram na lista das mais agressivas a esse bioma: Wanderley, Cotegipe, Baianópolis e São Félix do Coribe, toda no extremo Oeste do estado, região que vem se desenvolvendo economicamente, tendo a pecuária e a agricultura como principais atividades econômicas.
Foto:Reprodução/Correio