Foi realizado neste sábado (23), no Centro de Cultura da Câmara de Salvador, o Encontro Municipal do Podemos. O evento contou com a participação da presidente nacional do partido e deputada federal, Renata Abreu, do também deputado federal e presidente estadual da sigla, João Carlos Bacelar, o vereador Sidninho, além de diversas outras autoridades e militantes do bloco.
“É uma alegria imensa constatar essa força que vem dos bairros estando presente aqui hoje no nosso encontro. Minha pré-candidatura representa a força dos bairros de Salvador. Vamos fazer uma administração com todos os bairros, mas prioritariamente onde vivem as pessoas desempregadas, sem acesso à saúde e em constante insegurança”, disse Bacelar.
O deputado aproveitou para tecer críticas à gestão do prefeito ACM Neto: “A elite e o governo municipal criaram uma “fantasia ideológica”, como se Salvador fosse uma “ilha da fantasia”. E essa ilha da fantasia não tem olhar para os bairros, onde vemos toque de recolher, extermínio da juventude negra, crianças e jovens sem acesso à educação, a maior evasão escolar do Brasil, as maiores taxas de analfabetismo do Brasil e a gente continua fazendo festa e pracinhas com brinquedos de segunda categoria para quem vive nos bairros”.
Perguntado sobre a questão da estratégia de pulverização de candidaturas, adotada pelos partidos da base do governador Rui Costa, Bacelar respondeu: “As forças que dão sustentação ao projeto do governador Rui Costa são forças politicamente poderosíssimas. Por isso essa dispersão. Todos os partidos tem grandes nomes: Olivia no PC do B, Pastor Isidório no Avante, Lidíce do no PSB, Felix no PDT, Nelson Pelegrino no PT e Guilherme Bellintani, ainda sem opção partidária. Enquanto nosso adversário só tem um candidato, nós temos essa variedade de candidaturas. Agora: quem quer apoio tem que estar disposto a apoiar.
Questionado sobre a possibilidade de uma possível composição com uma eventual candidatura de Bruno Reis, seu antigo aliado, o deputado foi taxativo: “Esse de maneira nenhuma”.
A deputada Renata Abreu destacou a candidatura de Bacelar em Salvador como uma das prioridades da sigla. “Bacelar faz parte da construção histórica do Podemos e o que ele representa aqui na Bahia, principalmente na causa da educação, é algo que honra as fileiras do Podemos. Hoje essa pré-candidatura em Salvador é nossa prioridade. Bacelar representa muito bem os anseios da população e o que que a gente sonha para o nosso país”, disse.
Sobre as divergências ideológicas existentes dentro do partido, que a nível nacional apoiam o governo Bolsonaro, Abreu explicou: “Quem não sabe respeitar as divergências de opinião nunca vai evoluir. O que defendemos internamente dentro do Podemos é a existência de pessoas que pensam diferente, mas que tenham um único proposito que é um Brasil melhor para os nossos filhos. É uma alegria discutir os temas nacionais com divergências, mas com muito amor e carinho”.
Para o vereador Sidninho a candidatura de Bacelar é a continuidade de uma pauta que já vem sendo desenhada há muito anos. “Bacelar tem história e identidade com Salvador. Ser prefeito está no destino dele e estamos todos unidos nesse sentido. Em 2016 já se pedia Bacelar prefeito. Não podemos trabalhar contra o povo. Isso vem dos bairros…”, salientou.