Em reunião realizada na manhã de hoje (30), no Ministério do Turismo, em Brasília, o ministro Celso Sabino confirmou apoio ao Bahia Beer, festival de cerveja de Alagoinhas, que deverá ser realizado na cidade ainda neste ano. Estiveram presentes na reunião a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV), o prefeito Joaquim Neto (PSD), o secretário de Turismo do estado da Bahia, Maurício Bacellar, os deputados federais Otto Filho (PSD) e João Carlos Bacelar (PV), além do secretário municipal de Agricultura, George Caboré, e Thiago Sankey, diretor-executivo da Agência Mercado.
“Falamos hoje desse festival que, sem sombra de dúvidas, vai marcar a história da cidade e vai atrair turistas de todo o Brasil. Hoje mesmo aqui, com o prefeito Joaquim, já fizemos o convite para alguns prefeitos de Santa Catarina, terra da cerveja, terra do Oktoberfest, que vão estar lá em Alagoinhas participando desse grande festival. E o Governo Federal, com o esforço do presidente Lula para recuperar o setor do turismo no Brasil também vai estar presente através da parceria com o Governo do estado da Bahia, a Prefeitura de Alagoinhas e o Sistema S, apoiando e investindo nesse evento para levar turistas do Brasil e do mundo para conhecer essa terra de gente honesta e trabalhadora”, disse o ministro.
Autora do Projeto de Lei Nº 24.951/2023, que outorga à Alagoinhas o título de Capital Estadual da Cerveja, com direito à realização anual do Bahia Beer, festival nos moldes do Oktoberfest, a deputada estadual Ludmilla Fiscina comemorou a receptividade do projeto pelo ministro e o que isso significa para Alagoinhas, sua terra natal. “Estamos muito felizes com o andamento deste projeto. Com toda certeza será um marco para Alagoinhas e a nossa região”, destacou.
O prefeito Joaquim Neto reafirmou que está organizando tudo para que o evento ocorra ainda neste ano, haja vista a importância deste festival para a cidade. “Um grande evento, bem organizado, pode projetar uma cidade nacionalmente e esse é o nosso objetivo quando falamos do festival da cerveja de Alagoinhas. Estamos empenhados no crescimento da economia do nosso município”, disse.
*Tramitação* – No último dia 22, o projeto de Fiscina foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), com relatoria favorável da deputada Ivana Bastos (PSD). A expectativa é que o projeto já entre na próxima pauta de votação pelos deputados.
Alagoinhas é referência na produção de cervejas por possuir a melhor água do Brasil e a segunda melhor do mundo, sendo a maior fabricante de cerveja do Norte/Nordeste, com marcas mundialmente conhecidas. Atualmente, o polo de bebidas do município conta com fábricas do Grupo Petrópolis, Heineken, que também produz na cidade a cerveja Amstel, com previsão de implantação da Cervejaria Cidade Imperial.