Prefeitura doará corpo para Faculdade de Irecê para ser usado como estudo de educação ambiental
Uma onça-parda foi atropelada e morreu nesta terça-feira (8) na BA-052, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. O animal foi identificado pela Prefeitura de Morro de Chapéu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que recebeu a denúncia e constatou o óbito na rodovia.
Se tratava de uma onça-parda (puma concolor) macho, que se encontra em risco de extinção no Brasil. Segundo pesquisadores da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), há apenas cerca de 180 animais desta espécie em todo o estado.
A prefeitura entrou em contato com a Faculdade de Irecê (FAI) para fazer a doação do animal. O corpo será utilizado como objeto de ensino e estudo de educação ambiental. O autor do atropelamento não foi identificado.
A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, contou que a prefeitura tem feito o monitoramento da fauna do município, por meio do projeto “Bichos do Morro”, em parceria com a UFRB, Inema, Ministério Público do Estado da Bahia, Instituto Água Boa e Programa Amigos da Onça (Instituto Pró-Carnívoros)
“Esse acompanhamento é feito justamente para que possamos preservar a nossa flora, que é muito rica. Ao longo desse trabalho, já tínhamos identificado a presença da onça-parda no município. Infelizmente, temos relatos de animais que acabam morrendo ao atravessar a pista, como esse de hoje. Mas vamos seguir trabalhando para preservar todas as espécies, em especial estas que estão com risco de extinção”, salientou ela.