Objetivo é promover a leitura entre crianças de 6 a 12 anos, além de capacitar professores para a condução de pautas sobre as culturas afro-brasileiras e povos indígenas
Com o objetivo de capacitar professores e fomentar o hábito da leitura entre alunos de instituições de ensino de seis municípios baianos, o projeto Biblioteca da Diversidade aborda, de maneira construtiva e enriquecedora, temas relevantes, como as culturas afro-brasileiras e os povos indígenas.
Todas as ações acontecem em torno de uma estrutura móvel, onde os estudantes têm acesso a obras literárias cuidadosamente selecionadas, brinquedos educativos e materiais artísticos. E é esse o pontapé para a realização de atividades lúdicas destinadas a valorizar a diversidade cultural.
Inclusão – O acervo da Biblioteca da Diversidade conta com 80 livros, dos quais cinco títulos estão em braille. Intérpretes de Libras e monitores acompanham todas as atividades para auxiliar as pessoas com deficiência física, visual ou que apresentem outras limitações.
Vale ressaltar que o projeto, realizado via Lei de Incentivo à Cultura, é destinado a crianças de 06 a 12 anos, alunas das escolas municipais de Andorinha, Araçás, Campo Formoso, Entre Rios, Pojuca e Senhor do Bonfim. As atividades acontecem entre os dias 22 de julho a 16 de agosto.
“A Ferbasa acredita no poder transformador da educação para a sociedade. Para nós é fundamental incentivar iniciativas como a Biblioteca da Diversidade, que impactam a vida de tantos estudantes e educadores. Seguimos comprometidos em apoiar projetos estruturantes, que impulsionam a mobilidade social nas nossas comunidades anfitriãs”, afirma a Coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Ferbasa, Carolina Carvalho.
Serviço:
“Biblioteca da Diversidade” na Bahia (Andorinha, Araçás, Campo Formoso, Entre Rios, Pojuca e Senhor do Bonfim.
Datas e locais:
22/07 – Campo Formoso – 9h e 11h
Local: Escola Otaviano Feliciano da Gama
23/07 – Andorinha – 13h e 15h
Local: Escola Municipal Martiliano José Ferreira
24/07 – Senhor do Bonfim – 13h e 15h
Local:Escola Municipal Herculano Almeida Lima
Entre Rios
12/08 – 8h e 10h – Local: Escola Professora Maria Alves Pimenta Batista
13/08 – 9h30 e 11h30 – Local: Escola Municipal Padre José de Anchieta Fundamenta
14/08 – Araças – 9h e 11h
Local: Escola Municipal Ulisses Guimarães
Pojuca
15/08 – 8h30 e 10h30 – Local: Escola Municipal João da Costa Libório
16/08 – 9h e 11h – Local: Biblioteca Municipal de Pojuca
O projeto Biblioteca da Diversidade é uma produção da Scorsolino Produções que conta com o apoio da Altia e Komedi, patrocínio da Ferbasa e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Saiba mais:
Sobre a Ferbasa: Líder nacional na produção de ferroligas, a Ferbasa detém 95% dos recursos nacionais de cromita, sendo a única produtora integrada de ferrocromo das Américas e uma das dez maiores indústrias em operação na Bahia (ranking Valor 1.000 de 2023). Com uma planta metalúrgica localizada em Pojuca/BA, a FERBASA ainda atua nos segmentos da Mineração, Recursos Florestais e Energia Renovável – todas as operações localizadas no estado da Bahia.
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.