Na Cidade Baixa, Geraldo afirma que pretende levar VLT até a Ribeira

O vice-governador da Bahia e pré-candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), destacou a importância de um sistema de transporte público de qualidade na Península de Itapagipe para estimular o desenvolvimento econômico na capital baiana. “É preciso conectar as pessoas que moram na Cidade Baixa ao Centro Antigo e às outras regiões da cidade. A mobilidade urbana tem papel estratégico na atração de investimentos e implantação de novos negócios, gerando emprego e renda para as pessoas”, afirmou Geraldo após a segunda edição do “Pensar Salvador”, programa de governo participativo da chapa que tem a ex-secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis, como pré-candidata a vice-prefeita.

Em seu discurso no Cerimonial Villa Prime, na avenida Beira Bar, o pré-candidato indicou que pretende apresentar, durante sua campanha, uma proposta de implantação do VLT para “ligar o Centro Antigo de Salvador à Península de Itapagipe, chegando até a Ribeira”. Para Geraldo, a parceria com o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula darão as condições necessárias para viabilizar o projeto municipal, que “vai encurtar distâncias e conectar Cidade Alta e Cidade Baixa”, tornando a Península de Itapagipe uma região ainda mais atrativa economicamente.

“O patrimônio histórico, natural, cultural e gastronômico dessa região da cidade precisa ser explorado e convertido em melhores condições de vida para os moradores. A gente não pode aceitar uma cidade dividida, com a riqueza concentrada na mão de poucos. Investir em mobilidade significa integrar Salvador, atrair novos negócios e fortalecer a economia. Significa melhorar a renda das pessoas e permitir que elas possam prosperar e realizar seus sonhos”, pontuou o vice-governador da Bahia.

Obras do VLT iniciadas
Na última sexta-feira (14), o Governo do Estado assinou ordem de serviço para as obras de três trechos do VLT: Calçada à Ilha de São João; Paripe a Águas Claras; e Águas Claras a Piatã, que juntos totalizam 36 quilômetros e 34 paradas, além de uma estação. Um investimento que ultrapassa R$ 4 bilhões e vai gerar 8 mil empregos no pico da obra. “Enquanto a atual gestão municipal trata Salvador como se fosse uma marca e realiza serviços para maquiar a cidade, nós temos a coragem de encarar desafios maiores e realizar obras que mudam verdadeiramente a vida das pessoas”, acrescentou Geraldo, que deu como exemplo a ampliação do Hospital da Mulher e as obras de micro e macrodrenagem que vão acabar com os alagamentos históricos dos bairros da Massaranduba, Uruguai, Vila Ruy Barbosa, Boa Viagem, Bonfim, entre outros.

Participação popular
Presente no encontro realizado na Ribeira, na noite desta quarta-feira (19), Fabya Reis reforçou a importância da escuta popular para construção do programa de governo, que futuramente será protocolado pela chapa no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com as propostas para a campanha eleitoral. “Quero parabenizar esses homens e mulheres que são pela justiça social e pela defesa dos direitos humanos, os nossos pré-candidatos a vereador e vereadora. Nós queremos que cada pré-candidatura seja um portal de entrada da escuta das pessoas”, afirmou a doutora em Ciências Sociais durante seu discurso.

A próxima edição do “Pensar Salvador” acontece no dia 27 de junho, no bairro da Cabula, e voltará a reunir centenas de pré-candidatos à Câmara Municipal de Salvador, além de dirigentes partidários, moradores, comerciantes e lideranças dos bairros da região. A participação das pessoas no programa de governo participativo também está assegurada de forma virtual, através do site www.pensarsalvador.com.br.