O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) voltou a criticar os índices da segurança pública da Bahia, que registrou a maior quantidade de mortes violentas em 2021, pelo terceiro ano seguido, de acordo com o Monitor da Violência do site G1, que tem como base os dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
“Na contramão do Brasil, que teve queda de 7% nos assassinatos em 2021, em comparação a 2020, a Bahia é tricampeã consecutiva na violência, com 5.099 mortes, entre homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Estamos ganhando de estados como o Rio de Janeiro e Pernambuco. Ou seja, os governos do PT transformaram a Bahia no estado do crime. Não bastasse a falta de segurança nas ruas, ainda nos deparamos com rebelião em penitenciária, que nos deixa perplexos com a total ausência de políticas públicas na segurança pública da Bahia. Um descontrole só”, criticou o parlamentar.
De acordo com o Monitor da Violência, a Bahia também vai na contramão do Nordeste, que registrou 18.430 mortes em 2021, o que representa uma queda de 9,18% em comparação com 2020. Sozinha, a Bahia foi responsável por 27,66% dos casos na região no ano passado. “Os dados são assustadores e isso nos dá muita tristeza. São as vidas dos baianos que estão em risco”, lamentou Câmara.