Na e-Agro 2023, Abapa enfatiza o uso da tecnologia na cultura do algodão, de ponta a ponta

O segmento do agronegócio nacional está reunido em Salvador (BA) de 16 a 18 deste mês durante a edição 2023 da e-Agro, evento que busca difundir inovação, tecnologia agropecuária e promover a geração de negócios. A força agrícola da região Oeste da Bahia marca presença, representada pelas entidades do setor, entre elas, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), apoiadora do evento. Na abertura oficial, realizada na quinta-feira (16), o presidente da associação, Luiz Carlos Bergamaschi, reforçou a importância do evento para o fortalecimento do agronegócio, destacando o aporte de tecnologia empregado na cadeia produtiva do algodão, do plantio ao beneficiamento da fibra.

“A tecnologia contribuiu decisivamente para fazer com que Brasil deixasse de ser importador para hoje ocupar posição de destaque entre os principais exportadores mundiais da pluma. Graças a ela, conseguimos maiores produtividades em áreas menores, preservando os recursos naturais”, disse fazendo uma comparação entre a proposta da e-Agro e o trabalho realizado pelas associações, no oeste. “O que se vê neste evento é uma extensão do que é praticado nas lavouras: tecnologia como alicerce estratégico, aliada à pesquisa, na obtenção de melhores resultados, na geração de empregos e na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, finalizou.

Para Humberto Miranda, presidente do sistema Faeb/Senar/Sindicatos, que junto ao Sebrae, realiza a e-Agro, os três dias do evento serão estratégicos para troca de experiências, realização de negócios e criação de oportunidades para os mercados. “Contamos com a presença dos maiores especialistas do agronegócio, uma dos setores da economia que mais crescem no Brasil. Estudantes, pesquisadores e produtores rurais poderão acompanhar as inovações desenvolvidas para o setor e oferecidas pelos expositores presentes. Destacamos a tecnologia, mas não nos esquecemos das pessoas que fazem o setor produtivo acontecer e dar certo. Esta feira é destinada a estas pessoas”.

A feira oferece um cardápio diversificado de palestras, debates, rodadas de negócios, assim como a oferta de inovação para serem incorporadas aos negócios do campo. Assuntos estratégicos para o setor agrícola estarão no foco das discussões. “A agricultura é hoje o setor que mais cresce no Brasil e a Bahia é o estado que possui maior potencial de crescimento porque temos terra, clima e tecnologia para que isso ocorra. Agora, focamos nos gargalos existentes como a insegurança jurídica e a falta de infraestrutura em estradas e energia. Estes assuntos estão na nossa pauta prioritária e hoje aqui na e-Agro poderemos discuti-los com o segmento que faz o agronegócio acontecer”, ressaltou o secretário de Agricultura da Bahia, Wallison Tum.

Interatividade – No estande montado com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Abapa está recepcionando o público da e-Agro com a equipe técnica especializada do Centro de Treinamento e Tecnologia demonstrando um pouco das tecnologias utilizadas no campo como a realidade aumentada e a realidade virtual. As pessoas podem interagir e experimentar a sensação de pilotar equipamentos de capacitação profissional, como o simulador direcionado à operação de pás carregadeiras ou, ainda, embarcar em uma aeronave agrícola de última geração com óculos que utilizam tecnologia de realidade virtual aumentada.

Programação – A quinta edição da e-Agro está sendo realizada no Centro de Convenções de Salvador, com entrada gratuita e uma extensa programação de palestras, capacitações, exposições, apresentações de programas Faeb/Senar, artesanato, praça de alimentação, espaços imersivos e rodada de negócios. O evento segue até sábado (18) com atividades, a partir das 13h30. Outras informações: https://www.eagrodigital.com.br/