O maior evento natalino da Bahia será realizado de 17 de novembro até 06 de janeiro, com o tema “Natal Luz Coité, Travessia e Magia: um caminhar em direção à luz com encanto e fé”.
A prefeitura de Conceição do Coité, localizada na região do Sisal, realiza na sexta-feira (17), a abertura oficial do Natal Luz Coité 2023, às 20h, com o tema “Natal Luz Coité, Travessia e Magia: um caminhar em direção à luz com encanto e fé”. Nesta primeira noite o público vai acompanhar, na Praça da Matriz, a entrega da chave da cidade ao Papai Noel, o discurso oficial do prefeito Marcelo Araújo, a tradicional projeção mapeada e, neste ano, a organização do evento traz como novidade um show piromusical, além do tão esperado desfile da Trupe de Natal com o espetáculo “Início de Travessia: a história de Noel”, na Avenida do Comércio. Mais uma atração especial é a apresentação musical de Eugênio Brasil, na Praça da Matriz.
Com a chegada do Natal, a cidade ganha uma iluminação especial em todas as entradas que dão acesso ao município, principais avenidas e praças. São 120 profissionais trabalhando na montagem do evento, 100 bailarinos e mais de 100 profissionais trabalhando durante a festa, gerando mais de 300 empregos diretos e indiretos, contando com artistas e contratações feitas pelo comércio local. Neste ano a decoração será mais extensa e totalmente diferente do ano anterior. Serão instaladas 200 peças natalinas de iluminação, incluindo micro lâmpadas e mais de 6 mil peças de ornamentação de rua, além da instalação de parques infantis na Praça da Matriz e Praça Porcina Rosa.
A Trupe de Natal preparou oito espetáculos que passeiam pela história de Noel de forma caleidoscópica. “Este ano estamos promovendo uma experiência inovadora para o nosso público, vamos apresentar um espetáculo diferente a cada fim de semana e em cada dia vamos contar a história pela ótica de um narrador, dando ao enredo visões distintas, o que estimula ao público comparecer todos os dias. Por isso, desenvolvemos o conceito do caleidoscópio para contar sobre a nossa travessia”, explica Eugênia Mateus, secretária de educação.
São 100 bailarinos se apresentando nos espetáculos durante as 8 semanas de evento. “São meses de ensaio e muita dedicação dos artistas para levar o espetáculo para a Avenida. É um trabalho intenso de muita pesquisa e esforço para construir os figurinos e alegorias. Mas a recompensa é prazerosa quando a gente sente a emoção das pessoas que estão nos assistindo”, conta Lucas Afonso, superintendente de cultura.
Em seu terceiro ano de realização o Natal Luz Coité tem se consolidado não só como uma referência na região, mas, principalmente, como o maior natal da Bahia. “É uma satisfação imensa poder realizar um evento grandioso como esse, que enche o coração das famílias de amor, que eleva a autoestima da nossa população, movimenta nossa economia, gera emprego e renda, além de potencializar o turismo local. O Natal Luz é, sem dúvida, um momento de celebração belíssimo e todos estão convidados para nos visitar e viver a magia do nosso Natal”, afirma Marcelo Araújo, prefeito.
Segundo a organização do evento a expectativa de público é de 400 mil pessoas no total. “Nós recebemos diversas caravanas durante o Natal Luz, pelo menos 10 caravanas vindas de cidades como Feira de Santana e Santa Bárbara, que são públicos fieis do nosso evento. Além disso, temos 55 caravanas vindas da zona rural”, diz Bia Masini, secretária de Administração. Com o turismo superaquecido a rede hoteleira vai operar com 100% de ocupação e a expectativa do comércio é de aumento de 80% em relação ao ano passado, segundo dados da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.
Com 51 dias de festa a programação será extensa, desde os desfiles da Trupe até os passeios mágicos com o ônibus Natalino e o famoso Carrinho do Vovô e da Vovó, que é um projeto especial para pessoas com baixa mobilidade e idosas. “Nós fazemos um Natal diversificado dando oportunidade para os artistas da terra que vão se apresentar na Praça da Matriz e Praça Porcina Rosa durante os finais de semana, mas também nos preocupamos em fazer um Natal inclusivo com acessibilidade e uma programação especial para os alunos da rede municipal e transporte gratuito para moradores da zona rural”, explica Artur Áriston, diretor de cultura.
Neste ano o público conta com uma melhor sinalização dos espaços e ganhou um novo canal de comunicação com o site oficial. “Com o crescimento do Natal Luz Coité é necessário melhorar a experiência do público, por isso, preparamos placas de sinalização dos espaços ornamentados, um mapa indicando os espaços da festa para que as pessoas possam se situar e um site oficial com todas as informações necessárias e programação completa. Todas as placas de sinalização na nossa grande vila natalina contam com QRcode que direciona ao site”, diz Heloísa Gomes, secretária de comunicação.