Nenhum remédio será cura para Covid-19; esperança é a vacina, diz cientista

Com os laboratórios fechados em razão da pandemia do novo coronavírus, o doutor em química orgânica pela Universidade Duke, nos EUA, tem se dedicado em casa à leitura cuidadosa dos mais novos artigos e pesquisas sobre remédios para combater a Covid-19. Mas seus prognósticos não são otimistas.

Em entrevista à Folha, Lowe afirma que não há substância que pareça promissora contra a doença até agora e que, apesar de muitos medicamentos estarem sendo testados diante do novo vírus, nenhum deles deverá ser a cura para a Covid-19. “A vacina é uma esperança muito melhor.”

Colunista do site da Science Translational Medicine, um dos braços da revista Science, Lowe conta que tem sido criticado por relatar a pouca eficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina em seus textos, mas avalia que defender a substância sem provas científicas é “irresponsável e nocivo.”

“Tento relatar os fatos como os vejo, não o que pessoas desejam ser verdade, o que ouviram como rumores ou o que seus políticos ou apresentadores de TV favoritos acreditam […] Dar falsas esperanças é cruel.

Folha de S.Paulo