Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante estreia em plataforma online

A exibição faz parte do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro 

Chega ao palco virtual do Catálogo Brasileiro de Teatro, no dia 12 de março, às 20h, o espetáculo Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante, estrelado por Débora Falabella e Yara de Novaes. Produzida pelo Grupo 3 de Teatro, formado por Falabella, Yara e Gabriel Fontes Paiva, responsável também pela direção, a montagem retrata a violência contra mulher no Brasil, a partir da história de uma vítima de estupro coletivo.

A trama de Silvia Gomez se passa entre aterrisagens e decolagens de aviões, quando a vigia, do KM 23 de uma rodovia abandonada, encontra jogada no asfalto uma garota que delira após ser violentada naquela noite estrelada, vivida por Débora Falabella.

“Terminei este texto no final de 2018, mas ele começou a se materializar mesmo em 2015, dia após dia, diante do aumento dos casos de estupro e violência contra a mulher no Brasil, histórias que temos visto tomar as notícias. Acho que a peça é um desabafo, alegoria, uma resposta artística a essa realidade”, revela Silvia Gomez que foi indicada ao Prêmio Shell pelo trabalho. 

A peça será exibida apenas nesta sexta-feira (12), 20h, com transmissão no canal Fred Soares Produções, no youtube.  Neste mundo Louco, Nesta Noite Brilhante faz parte da programação do Projeto Catálogo Brasilieiro de Teatro, que até 28 de março exibindo trabalhos de artistas e grupos de diversas regiões do país: Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro,  São Paulo, além de Salvador e cidades do interior da Bahia.

O Catálogo Brasileiro de Teatro é uma realização da Fred Soares Produções e sua versão online conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria  de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc,  direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Bate Papo – “Desconstruindo o teatro real para o digital” 

Além da peça, Débora Falabella volta à programação do Catálogo Brasileiro de teatro no domingo (14) para participar do bate-papo “Desconstruindo o teatro real para o digital”. A atriz vai compartilhar o processo de adaptação teatral para o ambiente digital, sem que haja a perda da sensibilidade e coerência. O diálogo se dará a partir da exibição do Documentário “Teatro de Antígona” .

O processo de reconstrução do texto, subversão da montagem das cenas e a construção de técnicas para aproximar o público da lente de filmagem serão alguns dos tópicos abordados. As vagas são limitadas e para garantir o lugar é preciso se inscrever no site do Sympla.

Foto-João-Caldas