No Oeste, Aiba firma acordo de cooperação com CPRM para estudos de águas subterrâneas

Um novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) Nº 110/2023 foi oficialmente publicado no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira, 3 de novembro de 2023. Este acordo marca a renovação de cooperação mútua estabelecido entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) com o objetivo de promover o desenvolvimento institucional e social na gestão de recursos hídricos, com foco especial nas águas subterrâneas da região Oeste do Estado da Bahia.

O ACT prevê o compartilhamento de dados e informações sobre águas subterrâneas, incluindo a coleta, tratamento, armazenamento e difusão de dados por meio do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (Siagas), bem como a disponibilização de produtos hidrogeológicos, consolidando mais um compromisso com a sustentabilidade e segurança hídrica na região oeste da Bahia.

Em setembro de 2023, a Aiba também celebrou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia (SEMA) para implementar o Monitoramento Hídrico do Oeste da Bahia. Este projeto, realizado em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa, tem como objetivo a integração de informações hídricas na região. Ele representa um avanço significativo na gestão das águas superficiais e subterrâneas do aquífero Urucuia, que foi objeto de um estudo inédito no Brasil, conduzido ao longo de cinco anos e envolvendo mais de 50 instituições, tanto nacionais quanto internacionais. Essa iniciativa é crucial para o entendimento e a preservação dos recursos hídricos na região, bem como para promover práticas sustentáveis em relação ao uso da água.

Fonte:AIBA