Um dos momentos mais aguardados neste Carnaval foi, sem dúvidas, a apresentação do cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor, neste sábado (18), em um trio na Praça Castro Alves, em Salvador. O cenário da atração não foi por acaso: a praça foi imortalizada pelo músico Moraes Moreira, que faleceu em 2020, aos 72 anos.
A apresentação integra o Projeto Pôr do Sol, que continua até a próxima terça-feira (21). Além de Moreira, Paulinho Boca homenageou Osmar Macêdo, um dos criadores da invenção que mudou a música e revolucionou a cultura baiana: o trio elétrico. Vale destacar que a volta da festa de rua na capital baiana marca este ano o centenário de Osmar.
Para Paulinho, a “invenção” de Osmar e Dodô na década de 1950 “trouxe à tona todos esses talentos baianos”. “Do axé, do pagode, todo mundo vem em cima do trio elétrico. Então a gente tem que reverenciar o seu Osmar todos os dias”, destacou.
“Se o Carnaval da Bahia é isso que é hoje, é por causa do seu Osmar, por causa de Moraes Moreira e nós não vamos também ter a modéstia de dizer que nós não contribuímos. Nós contribuímos”, frisou o artista.
Ele destacou também a história de Moraes Moreira, de quem era amigo e companheiro de Novos Baianos. “Nós fomos os primeiros cantores de trio elétrico junto com Moraes Moreira. Viva Osmar Macêdo, viva Moraes Moreira e viva a todos que fazem esse Carnaval maravilhoso para o mundo todo ficar encantado”, completou.
Programação – Neste domingo (19), o Projeto Pôr do Sol recebe Davi Moraes, filho de Moraes Moreira, que terá como convidados Baby do Brasil, Moreno Veloso, Márcia Castro. Na segunda-feira (20), o show fica por conta da cantora Pitty e, na terça (21), quem se apresenta é o grupo Os Gilsons, formado pela união de José, Francisco e João Gil, filho e netos de Gilberto Gil, respectivamente.
Foto: Lucas Moura/ Secom