Promovido pela Casa da Capoeira Pelourinho através do Edital 005/2023 – Gregórios – Ano III, o evento “Papo de Mestres – Que Viva a Capoeira” contará com a presença de detentores da arte e membros do poder público para discutir questões como promoção e proteção da diversidade cultural, capoeira como esporte, cultura e patrimônio, entre outras pautas.
“Nosso intuito vai além de trocar ideias sobre temas relacionados à capoeira. Estarão reunidos aqui, mestres e mestras que contribuem para manter acesas as tradições e fundamentos da nossa rica arte. Queremos, enquanto detentores de uma arte tombada como Patrimônio Imaterial, contribuir ativamente para a construção de uma cultura democrática e colaborar de forma eficiente para o fortalecimento das cadeias produtivas da nossa capoeiragem”, declara Mestre Davi Pitbull, presidente da Casa da Capoeira Pelourinho.
O encontro coincide com as discussões sobre o protagonismo dos mestres de culturas populares, ocorridos recentemente durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília.
Localizada ao lado da Praça Quincas Berro D’Água no Centro Histórico, a Casa da Capoeira Pelourinho promove aulas, cursos e eventos de capoeira e diversidade cultural. Entre os projetos da instituição, se destacam o “Rolê Cultural”, a condecoração “Medalha Zumbi da Capoeira” e os de valorização feminina como “Quarta É Delas” e “O Papo É Delas”, coordenados pela Mestra Geisa Torres.
O projeto “Papo de Mestres – Que Viva a Capoeira” foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Serviço
O quê? Evento “Papo de Mestres – Que Viva a Capoeira”;
Quando? 23 de março, sábado, às 14h;
Onde? Museu Eugênio Teixeira Leal/Museu do Dinheiro – Rua do Açouguinho 1, Salvador, BA, 40026-180 .