A declaração de todos os animais existentes em propriedades da Bahia teve o prazo estendido pela ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) até o dia 30 de dezembro de 2020.
Inicialmente prevista para finalizar no dia 15 de dezembro, a ação foi prorrogada pela autarquia e a decisão anunciada nesta quarta (16).
“Por força das dificuldades de logística neste período de pandemia e a mudança de todo o sistema de informática da agência, decidimos conceder um prazo maior ao produtor para evitar qualquer desconforto”, ressalta o diretor-geral, Maurício Bacelar.
No entanto, a declaração que terminaria quinze dias após a finalização da segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, deverá ser realizada por todos os criadores e não somente pelos que vacinaram bovinos e bubalinos de zero a 24 meses, até o dia 30 de novembro.
Todos os animais deverão ser declarados: equinos, suínos, asininos, muares, bovinos, caprinos, bubalinos, ovinos, galináceos, abelhas. Os dados de rebanhos e plantéis declarados através do site www.adab.ba.gov.br serão utilizados para a definição de estratégias de defesa agropecuária, manutenção de programas de vigilância e criação e desenvolvimento de novas ações.
Caso a declaração não seja efetivada até o dia 30 de dezembro, os produtores serão notificados, multados e impedidos de transitar com os rebanhos.