A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 43 ocorrências até às 16h30h desta quarta-feira, 07/07. Foram dois alagamentos de imóveis, 18 ameaças de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro, sete ameaças de deslizamento, uma árvoe caída, uma avaliação de imóvel alagado, um desabamento de muro, dois desabamentos parciais, três delizamentos de terra, seis infiltrações e uma orientação técnica.
Previsão do Tempo
Nesta quarta-feira (07/07), a atuação de um cavado sobre o litoral do Nordeste, somado a uma convergência de umidade, tem favorecido a ocorrência de chuvas de intensidade variando entre fraca e moderada. Durante a noite, essas chuvas deverão ocorrer de forma periódica na capital.
A previsão é que a partir desta quinta-feira (08/07), ocorra uma tendência de que essas chuvas diminuam gradativamente.
Já na sexta-feira (09/07), a convergência de umidade ganhará força, aumentando as chances de chuvas, com risco para deslizamentos de terra, devido aos acumulados de chuvas registradas dos últimos dias.
Para o sábado (10/07) e o domingo (11/07), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas.
De acordo com os modelos de previsão numérica do tempo, essas condições de tempo instável permanecerão até a próxima semana. As informações são do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec).
Acumulados de chuvas
Os maiores acumulados de chuvas registrados em 24 horas pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), dados divulgados às 16h15, foram registados em Campinas de Brotas (36.2mm); Retiro (35,4mm); Calçada (33,6mm), Matatu (33,0mm) e Capelinha Vila Picasso (31,0).
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real através do site www.codesal.salvador.ba.gov.br.