Nova tecnologia aplicada em unidade da Braskem na Bahia otimiza consumo de energia e reduz emissões de CO2

Companhia aposta em inovação como base para ganhos ambientais, produtivos e de processo

A Braskem vem otimizando os custos com energia na sua operação na Bahia e consequentemente reduzindo as emissões de CO2 na atmosfera, por meio de uma iniciativa pioneira no país. Desde outubro do ano passado, a unidade Q1, em Camaçari, passou a utilizar nova tecnologia que permite selecionar, de forma automática e em tempo real, as fontes de energia mais adequadas a serem geradas ou consumidas por determinados equipamentos. O otimizador de energia em malha fechada, conhecido como C-ERTO (do inglês Closed Loop – Energy Real-Time Optimization) é fruto do investimento em inovação realizado pela companhia, seguindo as características de uma Indústria 4.0.

“A estratégia da Braskem está fundamentada nos pilares da sustentabilidade e da inovação. Assim, na área industrial, buscamos investir em recursos tecnológicos que trazem ganhos ambientais, produtivos e também de processo”, enfatiza Carlos Alfano, diretor industrial da Braskem na Bahia. Com o uso do otimizador de energia de malha fechada em associação ao de malha aberta, instalado em 2016 na unidade Q1, a estimativa é de uma redução média na emissão de mais de 3 mil toneladas de CO2 e também no consumo de mais de mil toneladas de gás natural por mês.

Representando um investimento de cerca de R$ 4 milhões, o sistema de malha fechada, que é baseado em algoritmos complexos, está interligado ao funcionamento de três turbinas geradoras de energia e de um compressor. O próximo equipamento a ser também otimizado será uma caldeira. “Além do ganho ambiental, o otimizador de energia de malha fechada promove uma maior estabilidade no processo em termos de geração e consumo de energia, agilidade na tomada de decisão e melhor adequação no uso de fontes de energias, que podem ser vapor, energia elétrica ou combustíveis”, explica Alfano.

Outra função que a nova ferramenta traz é a de ser utilizada como um simulador, permitindo a criação de cenários operacionais para a avaliação do corpo técnico da companhia e também para estudos de universidades e centros de pesquisas.

Evolução – O início da operação do otimizador de malha fechada de energia em tempo real é mais uma etapa no processo de evolução dessa tecnologia na unidade da empresa. Desde 2016, a Braskem vem utilizando a mesma ferramenta, com a diferença de ser de malha aberta. Nesse caso, a escolha das fontes de energia para os mais de 50 equipamentos conectados é recomendada pelo sistema, por meio de relatórios gerados a cada 30 minutos. Essas orientações são avaliadas por uma equipe de engenharia e operação, que toma a decisão de acatá-las ou não com base no cenário da planta.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em 71 países.