Novembro Negro valoriza trajetórias de sucesso na Medicina Veterinária e na Zootecnia

Evento organizado pelo CRMV/BA apresenta experiências de profissionais negras, na próxima terça-feira (19)

Para marcar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) realizará uma conversa-show com duas profissionais inspiradoras: a médica-veterinária Uilma Carla Carneiro e a zootecnista Luna Analia, no dia 19/11, às 9h00, no auditório do Regional. O médico-veterinário Altair Santana, presidente do CRMV/BA, vai bater um papo ao vivo com as duas sobre os principais desafios enfrentados na caminhada de representatividade e resiliência desde a universidade até hoje.

O público conhecerá a trajetória brilhante da médica-veterinária Uilma Carla Carneiro, que alcançou o sucesso na profissão, é conselheira recém eleita para o triênio 2025-2028 no CRMV/BA, presidente da Associação dos Médicos Veterinários de Feira de Santana e Região (ASMEV) e empreendedora. Professora e médica-veterinária atuante na área de clínica geral e atendimentos direcionados a hematologia e terapia celular voltada para pequenos animais, Uilma Carla é CEO do Centro Veterinário de Especialidades, Diagnóstico e Hemoterapia da Bahia (HEMOPET), e do Reciclavet, empresa voltada para área de educação continuada de médicos-veterinários formados e em formação.

Ao compartilhar sua história, a zootecnista Luna Analia vai contar sobre os passos trilhados até hoje, e como foi sua trajetória acadêmica, passando pelo mestrado em nutrição de cães e gatos na UFBA, sobre sua experiência como pesquisadora de nutrição animal e sobre sua jornada empreendedora na área.

Na pauta do evento estarão as histórias de atuação na linha de frente da saúde animal, humana e ambiental e temas como representatividade feminina do povo negro, ancestralidade e combate ao racismo estrutural na universidade e no mercado de trabalho.

“Será um presente para nós conhecermos mais sobre a carreira da nossa colega médica-veterinária, que trilhou um caminho de conquistas profissionais importantes para a classe, possui um carisma todo especial e é um exemplo de resiliência, respeito e sucesso. Teremos ainda uma ótima oportunidade de conhecer uma zootecnista que também tem sua história de resistência e de representatividade na profissão”, conta Altair Santana, presidente do CRMV/BA.

Edições anteriores

Este é o quarto ano do Novembro Negro no CRMV/BA, evento que agrega conhecimento ao Regional Bahia e recebe autoridades quando o assunto é negritude e mercado de trabalho. Nas duas primeiras edições, foram publicados textos e vídeos sobre experiências de racismo enfrentadas por médicos-veterinários negros durante a graduação e no mercado, com o apoio do Afrovet, grupo de médicos-veterinários negros em prol de uma área mais inclusiva.

Já na terceira edição, uma conversa-show com o médico-veterinário Osvalrízio do Espírito Santo, presidente do sindicato dos médicos-veterinários do estado da Bahia (Sindmev), apresentou ao público um profissional de trajetória rica, comprometida com a luta contra preconceitos, em favor da educação dos não-negros contra o racismo e pelo empoderamento do povo preto, além de apresentar toda a sua experiência técnica no âmbito da Medicina Veterinária.

Serviço
O que?
 Novembro Negro 2024 no CRMV/BA – Trajetórias de sucesso na Medicina Veterinária e na Zootecnia. Conversa-show com a médica-veterinária Uilma Carla Carneiro e com a zootecnista Luna Analia
Quando? Dia 19 de novembro, às 9h00
Onde? Auditório Professor Jorge Rubinich, sede do CRMV/BA, Rua Prof. Aristides Novis, 22/23, Federação, Salvador-BA
Quanto? Gratuito
Inscrições: Sympla
Mais informações: ascom@crmvba.org.br