A campanha do Bahia na Série A é de decepcionar seu torcedor. Com um elenco caro para os padrões do futebol nordestino, o Tricolor acumula os piores números da competição em 12 rodadas disputadas.
Com apenas duas vitórias, três empates e seis derrotas, o time baiano é o clube que menos pontua por rodada no campeonato. A média é de só 0,81 pontos conquistados por jogo.
Os números negativos não param por aí. O Esquadrão tem o pior aproveitamento da Série A, com apenas 27,3%, e é um dos que mais perdeu, ao lado de Ceará e Goiás, com seis derrotas cada.
Ao lado do RB Bragantino, o Bahia ainda ostenta a pior defesa, com 19 gols sofridos. O saldo negativo de gols já chegou a sete, também o pior entre os 20 clubes da elite do Brasileirão.
Para quem começou a competição com o sonho de conquistar uma vaga na Libertadores, o Tricolor se vê na briga contra o rebaixamento. Mas, ainda há tempo para reverter a situação.
A apenas dois pontos do Coritiba, primeiro clube fora do Z-4, com 11 pontos, o time de Mano Menezes terá a chance de deixar a lanterna e a degola na próxima quarta-feira (30), quando enfrenta o Botafogo, no Rio de Janeiro, em partida adiada da 1ª rodada.
Para isso, precisará dar fim ao jejum de nove jogos sem vencer. O último triunfo foi no dia 16 de agosto, há mais de 40 adias, sobre o RB Bragantino, por 2 a 1, em Pituaçu, pela 3ª rodada. De lá pra cá, foram seis derrotas e três empates.
O Bahia também não venceu fora de casa até aqui. As duas vitórias, sobre o Massa Bruta e o Coritiba, foram em Pituaçu.
O Triunfo sobre o Botafogo se torna indispensável, ou as coisas se complicarão ainda mais para o único representante baiano na Série A.
Fonte:Galáticos / Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia