Novo método de produção de peixes leva nova expectativa de renda para comunidade de Serra do Ramalho

Com um novo método de produção, pescadores e pescadoras da comunidade ribeirinha de Capão Preto, do município de Serra do Ramalho, esperam produzir, pela primeira vez, 40 toneladas de peixe este ano. Na comunidade foi implantado o Sistema de Recirculação Aquícola, pelo Governo do Estado, por meio do projeto Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva.  

Entre os principais benefícios do Sistema de Recirculação estão a redução no consumo de água, pois a água é reutilizada a partir da sua filtragem dentro do sistema; a melhoria na qualidade da água de produção, por meio do controle de qualidade diário; e a alta produtividade por metro cúbico de água.  

Além disso, o sistema permite a produção do pescado durante todo o ano, pois não há sazonalidade na produção e também impede a contaminação do ambiente pela geração de resíduos e a água do tanque de decantação pode ser utilizada em irrigação de fruteiras ou aquaponia para o cultivo de hortaliças. 

Maria Lúcia é uma das beneficiárias. Para ela, a instalação dos tanques pelo sistema trouxe um novo olhar para a produção de peixes e para o fornecimento ao mercado. “Com os equipamentos teremos condições socioambientais. Nossa pesca era aleatória, apenas para o consumo das famílias, de forma artesanal, utilizando redes, tarrafa e anzol, sem qualquer controle da espécie e do peso do peixe. Agora teremos condições de padronizar e criar as espécies mais adequadas ao mercado e ganhar uma renda com nossa criação”. 

Na comunidade foram instalados seis tanques de 50 mil litros, um tanque de decantação de 180 mil litros e entregues materiais, insumos e equipamentos diversos como fabricador de gelo, gerador a diesel, bombas de sucção da água, freezers, sopradores radiais, tarrafas, balanças digitais, kits de controle da qualidade da água, entre outros. As famílias também contam com o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).  

A CAR, por meio do Bahia Produtiva, já investiu R$ 27,4 milhões em ações voltadas para a piscicultura, beneficiando diretamente 1.576 famílias de todo o estado, estimulando os produtores da agricultura familiar e visando incluí-los no mercado consumidor, atuando no fomento à produção, comercialização e na melhoria da infraestrutura no campo.