“O cuidado com as pessoas norteou a minha gestão”, diz Ana Paula Matos

Números mostram que gestão à frente da Sempre bateu recordes nas ações de assistência social

Ampliar a rede socioassistencial para atender a população mais vulnerável de Salvador, respeitando a história individual de cada cidadão em situação de rua e potencializar o combate à violação de diretos, garantindo moradia, proteção e assistência social, além de olhar com atenção e cuidado para as pessoas com deficiência foram marcas da gestão da secretária Ana Paula Matos à frente da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).


Desde 2013 na gestão municipal, Ana Paula Matos se despediu da Sempre e ressaltou que permanecerá trabalhando por Salvador. “Encerro essa etapa com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que o cuidado com as pessoas norteou os 11 meses da minha gestão. Assumirei novos desafios e continuarei à disposição, totalmente dedicada ao melhor da cidade. Independentemente de onde estiver, seguirei servindo à sociedade, atuante e vigilante na luta por quem mais precisa”, afirmou.


Nos 11 meses na pasta, a Sempre dobrou as unidades de acolhimento na capital baiana, passando de nove para 21, entre institucionais e emergenciais. Requalificou 10 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), totalizando 28 unidades espalhadas por Salvador. Bateu recorde de abordagens sociais no Carnaval 2020, reduziu em 22% o número de trabalho infantil, ampliou em 73% a quantidade de assistidos quando se compara com a festa de 2019, criou ações voltadas à pessoa com deficiência como o camarote acessível e, de forma inédita, implantou pontos de apoio a catadores de materiais recicláveis. Tudo isso fez com que a folia momesca se tornasse o Carnaval mais social da história.


Em menos de um ano de gestão, quase 900 pessoas saíram da situação de rua e a Sempre criou 538 novas vagas em unidades de acolhimento. Com a pandemia do coronavírus, todas as ações foram potencializadas: cinco pontos de distribuição de refeições, inauguração do Complexo de Pau da Lima com distribuição diária de 500 quentinhas, além de cursos profissionalizantes e apoio a microempreendedores.


Ampliação do atendimento no Restaurante Popular de São Tomé de Paripe. Quase 70 mil cestas básicas entregues, R$ 11 milhões já pagos a trabalhadores informais do benefício Salvador Por Todos, 260. 481 mil refeições distribuídas e implantação da lavanderia móvel. As equipes da Sempre realizaram, até agora, 15.790 abordagens sociais no período da pandemia.


Durante os últimos meses, Ana Paula Matos se tornou uma das secretárias mais atuantes, sobretudo no combate à pandemia do coronavírus e operação chuva, com ações planejadas e articuladas para o público de baixa renda.

Foto: Divulgação