‘O Sistema de Complexos na perspectiva de Pistrak’ é tema de formação continuada para profissionais da Rede Municipal de Educação de Sento-Sé

Com o objetivo de dar continuidade à política de formação continuada da Rede Municipal de Ensino para a qualificação dos profissionais da educação, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na última sexta-feira (16) mais um encontro formativo voltado para gestores, coordenadores pedagógicos, professores e integrantes da equipe técnica da SME.

O encontro, que aconteceu em formato online, por meio da plataforma Meet, teve como tema: ‘O Sistema de Complexo na perspectiva de Pistrak’ e foi conduzido pela professora mestre do IF/BA, Ilma Cabral. “O Sistema de Complexos é algo que já trabalhamos há algum tempo da Rede Municipal de Ensino de Sento-Sé, que saiu à frente com essa organização do trabalho por meio dos Complexos Temáticos. Essa formação vem para trazer mais conhecimento sobre esse renomado teórico Moisey Mikhailovick Pistrak, com teorias que irão com certeza ajudar e aprimorar ainda mais a prática educacional no município de Sento Sé”, ressaltou o gestor da pasta de educação no município, Jeorge Murilo.

A palestrante Ilma Cabral explica que a escolha do tema para a formação, por parte da equipe da SME, mostra o quanto o coletivo docente do da Rede Municipal de Ensino de Sento-Sé quer se aprofundar em outras propostas educativas que foram exitosas e são pouco divulgadas, como é o caso de Pistrak. “O encontro tratou de discutir uma proposta de organização dos conhecimentos escolares, a partir do legado deixado Pistrak, que traz uma proposta revolucionária, que trata os conhecimentos escolares por “Complexos”, como forma de articular os conteúdos curriculares com temas da realidade, sob a égide de fundamentos da escola do trabalho, com objetivos claros para docentes e estudantes, e envolvimento de ambos em todo o processo de execução (desde o planejamento até a avaliação). O trabalho escolar nessa proposta requer uma organização primorosa dos docentes para a ação, além da contínua atividade de estudos”, destacou a palestrante.

Vânia Mara Ribeiro é coordenadora pedagógica no Grupo Escolar Dr. Antônio Balbino, para ela foi um Encontro de formação rico, produtivo, uma vez que trouxe contribuições para o aprofundamento do Sistema de Complexos. “Esse é um tema de difícil compreensão, mas a formação nos trouxe a oportunidade de conhecer um pouco mais da teoria, da vida, de onde começou essa discussão do Sistema de Complexos através do teórico Pistrak. Esse é um tema muito importante e faz parte de um plano de formação continuada na rede para diretores, coordenadores e professores para o momento que estamos passando com a Implementação do Documento Curricular Referencial Municipal – DCRM”, declarou a coordenadora.

A chefe do setor Pedagógico da SME, Adébora Almeida, avaliou o encontro como positivo. “Foi excelente, pois o estudo acerca desse conteúdo que fundamenta o Documento Curricular Referencial do Município- DCRM era necessário e a palestrante, a Prof. Ilma Cabral, abordou o assunto com muita clareza, o que facilitou a compreensão. Os cursistas responderam positivamente e já aguardam o próximo encontro formativo”, avaliou Adébora Almeida.