Este será o primeiro evento nacional a ser realizado em Salvador pela OAB Jovem
desde o início da pandemia
A retomada dos eventos corporativos também começa a aquecer Salvador, um importante destino de negócios no Brasil. Depois de ter sido suspenso em 2020 em função da pandemia, a OAB Jovem traz para a Bahia, pela primeira vez, a realização do XIX Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA), com o desafio de atrair um público estimado em mais de 3,5 mil jovens advogados e advogadas de todo o país. Além da divulgação online via marketing digital, os organizadores estão promovendo caravanas por outras seccionais da OAB para mobilizar e atrair público. O evento será 100% presencial e está confirmado para acontecer entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no Centro de Convenções de Salvador.
“A OAB Jovem acredita na necessidade de discutir e debater as dificuldades do início de carreira porque os anos iniciais da advocacia são os mais dificultosos para o mercado de trabalho. Por essa razão, entendemos a importância de realizarmos o evento de forma presencial, com uma programação de 16 horas que contemplará oficinas, plenárias e capacitação prática. Destacamos, ainda, a presença de grandes nomes da advocacia nacional, juristas e profissionais especializados de outras áreas, sendo muito importante e necessária essa troca de conhecimento no início da carreira”, afirmou a presidente da OAB Jovem na Bahia e presidente anfitriã do evento, Sarah Barros.
Ela comenta que, no período mais críticos da pandemia, entre os anos 2020 e 2021, a jovem advocacia baiana promoveu dois congressos estaduais online que, juntos, tiveram aproximadamente, 14,7 mil inscritos. Além disso, a OAB Jovem, ciente da necessidade de promover políticas institucionais para jovem advocacia durante os anos mais críticos da Covid-19 realizou projetos com ênfase em Oratória e no conhecimento prático através de audiências simuladas em Direito da Família, Direito Civil, Direito do Trabalho e Direito Penal, e com o curso de iniciação na advocacia que somaram mais de 18,3 mil inscritos.
O coordenador geral do evento e membro fundador da OAB Jovem na Bahia, Hermes Hilarião, destaca a importância dos eventos presenciais: “Para quem está começando na profissão, o contato entre os colegas da advocacia é extremamente relevante e poderoso porque permite a ampliação do círculo profissional. E, muitas vezes, uma oportunidade se abre a partir de uma conversa informal”, afirma Hilarião. Durante os anos 2020 e 2021, 5.448 jovens advogados e jovens advogadas receberam a Carteira da OAB na Bahia – em um período de atividades de aperfeiçoamento profissional promovidas praticamente através do meio digital.
Feira de Empreendedorismo Além da robusta programação científica do evento, o XIX ENJA também vai abrigar a IV Feira Baiana de Empreendedorismo Jurídico que terá a participação de empresas que desenvolvem soluções a advocacia e escritórios de advocacia. “Já temos confirmadas caravanas de todos os estados e do Distrito Federal para o XIX ENJA pela força e representatividade da advocacia jovem”, complementa o coordenador geral do evento.