Com a ordem de serviço assinada pelo prefeito Elinaldo Araújo em setembro passado, as obras de requalificação do Mercado Municipal de Barra do Pojuca, encontram-se em fase inicial. Até o momento, foram implantados o canteiro e instalados tapumes ao redor do local, construída uma estrutura provisória para abrigar os permissionários, demolido os pavimentos e feito relatório social do pessoal licenciado. De acordo com o contrato firmado com a empresa responsável pelo projeto, o período estabelecido para conclusão da obra é de 12 meses.
Dispondo de estrutura moderna, o novo equipamento funcionará em uma área de pouco mais de 9 mil metros quadrados (m²). De acordo com as soluções arquitetônicas propostas no projeto de requalificação, os frequentadores do espaço contarão com academia ao ar livre, parque infantil, quadra poliesportiva, praça de alimentação e uma área externa, destinada à tradicional feira popular, que acontece todos os sábados.
Enquanto aguardam receber o novo equipamento, os permissionários trabalham em uma estrutura provisória, erguida nas proximidades dos boxes já existentes na região. A obra, avaliada em quase R$ 12 milhões, deve beneficiar toda a comunidade de Barra do Pojuca, além dos vários condomínios de Itacimirim, ao longo da BA-099 (Estrada do Coco), para tanto, serão criadas novas vagas de estacionamento, para visitantes do local.
No interior do novo mercado, serão disponibilizados 29 boxes comerciais, espaço para agência dos Correios, dois sanitários convencionais, e mais dois adaptados para pessoas com deficiência, e uma sala de administração. Na parte externa, onde será implantada a praça de alimentação, serão construídos 23 boxes, sendo 21 destinados ao comércio de alimentos, além de quatro quiosques, quatro sanitários e palco para apresentações culturais.
A obra, que é fiscalizada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), faz parte das ações previstas pelo Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, que visa promover o acesso a serviços básicos e proporcionar mais qualidade de vida à população.
Foto: Josué Silva