Este será o penúltimo encontro da temporada e trará, nesta edição, obras que passeiam pelo gênero do terror e do Teatro do Absurdo
A “Ocupação de Segundas Cine Raiz” terá sua 9ª e penúltima sessão nesta segunda-feira (14), no Espaço Janela 353, às 19h. Unindo o cinema à gastronomia, ao mesmo tempo em que passeia pelo teatro e pelas artes visuais, a iniciativa busca valorizar a cena artística do Vale do São Francisco e promover a reflexão crítica sobre diferentes temas, através de obras já apresentadas anteriormente na cidade. O projeto é realizado pelo grupo teatral Trup Errante, em parceria com o Café de Bule e o Janela 353, e possui entrada gratuita.
Por meio da curadoria de Chico Egídio e Thom Galiano, esta edição da Ocupação levará ao público obras que passam pelo cinema de terror e pelo Teatro do Absurdo – gênero teatral que questiona a lógica do mundo e da própria arte. Uma delas é o espetáculo “A Cantora Careca”, realizado pelo Teatro Popular de Arte (TPA) – grupo com mais de trinta anos de atuação. A cena é composta por diálogos inusitados, nos quais ficam evidentes os absurdos das relações humanas.
No audiovisual, o curta-metragem “O Hóspede” (Vinícius Colares) apresentará a história de Ana que, durante o isolamento social, período em que estava desempregada, aceita hospedar um estrangeiro e precisa reviver traumas recentes. Também terá destaque “Mãe” (Natália Tavares), curta ambientado em um povoado isolado no sertão nordestino, onde homens começam a desaparecer misteriosamente. À medida que a linha entre o real e o sobrenatural se estreita, a mãe toma decisões irreversíveis.
“Temos visto, nos últimos tempos, produções significativas surgindo no gênero do terror na região. Os filmes escolhidos demonstram maturidade na realização — não à toa estão representando Petrolina em festivais pelo Brasil”, explica Galiano, que também é um dos idealizadores do projeto e integra a Trup Errante.
A 9ª edição também contará com uma exposição fotográfica com obras de Euvaldo Macedo Filho e o seu olhar poético sobre a cultura ribeirinha, além de aperitivos gastronômicos no “Deguste cinema”, feitos pela chef do Café de Bule, Solange Soares. Para quem quiser aprofundar a experiência nas obras, ao final da sessão haverá um bate-papo cultural e descontraído, mediado pelo ator e produtor José Lírio Costa, com acessibilidade em Libras pelo intérprete Dirceu Rodrigo.
A “Ocupação de Segundas Cine Raiz” é um projeto que conta com o incentivo do Funcultura, por meio do Edital Cultural Audiovisual 2022/2023, na categoria de cineclubismo e interação de linguagens.
SERVIÇO
Data: 14 de março (segunda-feira), às 19h
Local: Espaço Janela 353 (1º andar do Café de Bule – Centro, Petrolina)
Entrada Gratuita
Classificação: 14 anos de idade
CURTAS:
O Hóspede – Vinícius Colares
Mãe – Natália Tavares
CENA TEATRAL:
A Cantora Careca – com TPA (Teatro Popular de Arte)
DEGUSTE CINEMA:
Café de Bule
EXPOSIÇÃO:
Fotografias de Euvaldo Macedo Filho