O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou hoje (14) que a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19 chegou a 78% em Salvador, ontem (13). A informação foi divulgada durante evento em que apresentou 50 respiradores recebidos do Ministério da Saúde.
Segundo Neto, o índice foi o menor em 40 dias na série histórica acompanhada pela prefeitura. “Conseguimos ultrapassar a barreira dos 80%, vinha nesse número por muito tempo”, avaliou.
O prefeito disse acreditar que na próxima semana será possível atingir e permanecer no patamar de 75% de ocupação, o que permitirá o início da retomada das atividades econômicas. Além dos 50 respiradores do Ministério, outros 50 devem chegar nos próximos dias, em regime de comodato, cedidos por um parceiro privado da prefeitura.
A administração municipal pretende abrir mais 20 leitos no Hospital Sagrada Família, mais 20 no Wet’n Wild, mais 25 no na Fonte Nova, em parceria com o governo, e mais 24 no Hospital Salvador. Dez desses leitos serão abertos já nesta semana, depois que a prefeitura conseguiu derrubar uma liminar da Ufba que impedia a instalação.
Fonte: Metro 1 / Foto: PMS