O nome e a imagem da famosa baiana devem sinalizar o ponto onde ela montava o tabuleiro
A colocação de uma placa em alto relevo, com o nome e a imagem da famosa baiana de acarajé Cira, no largo localizado no início da ladeira do Abaeté, em Itapuã, foi a forma encontrada pelo vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) para homenageá-la. Cira morreu no dia 4 de dezembro por complicações renais, aos 69 anos de idade, depois de 18 dias de internação.
O local escolhido para a homenagem foi o ponto onde Cira montava o tabuleiro de acarajé há mais de 30 anos, transformado em ponto turístico de Salvador. No Projeto de Indicação nº 541/2020, apresentado na Câmara Municipal, Odiosvaldo Vigas considera “a importância histórica e cultural de Jaciara de Jesus Santos, a Cira do Acarajé, uma das baianas mais famosas que já se teve conhecimento”.
Empresária
Segundo o vereador, o acarajé de Cira “tem reconhecimento gastronômico internacional”, tendo sido eleito por diversas vezes, pelas maiores revistas do ramo, como o melhor acarajé de Salvador. “Faz parte da rotina de baianos e turistas apreciar o quitute aos fins de tarde em Itapuã”, complementa.
Cira do Acarajé, segundo Odiosvaldo, “além de ser um ícone da gastronomia e um verdadeiro patrimônio da Bahia, é também exemplo a ser seguido e de admiração de todas as profissionais que exercem a atividade profissional de baiana de acarajé”.
Ele destaca ainda a importância empresarial que Cira exercia na Região Metropolitana de Salvador, empregando mais de 30 pessoas nos seus quatro pontos comerciais, em bairros de grande relevância histórica e cultural como Itapuã e Rio Vermelho.
Foto:Divulgação/CMS